quarta-feira, 17 de julho de 2013

OS PREMIADOS DOS XI TROFÉUS CENTRAL COMICS


XI TROFÉUS CENTRAL COMICS
OS PREMIADOS

Devido ao intenso trabalho profissional a que temos estado submetidos nos últimos dias – o Kuentro que o diga, que não tem posts há quatro dias – só agora conseguimos abordar os XI Troféus Central Comics – apesar de tudo...

Foram entregues no domingo passado, pelas 17h00, os troféus dedicados a obras de BD instituídos pelo portal Central Comics, que atingiram agora a sua 11ª edição, após nomeação por um júri de especialistas, seguidos por votação do público.

Na cerimónia, que decorreu no Hard Club do Porto, esteve em destaque Rui Lacas com a obra Hän Solo, de que foi o autor completo – argumento e desenho – e com ela arrecadou três prémios, sendo por conseguinte o grande vencedor destes XI Troféus Central Comics.

Tivemos que “sacar” a lista abaixo, do blogue de Geraldes Lino – Divulgando Banda Desenhada – uma vez que a Central Comics não nos enviou esta lista das premiações. De qualquer modo congratulamo-nos por o BDjornal #29 não ter ganho o Troféu de “melhor publicação técnica” – teríamos de recusar novamente o prémio... Isto apesar de não nos parecer que o livro de Pepedelrey, Amor, seja uma publicação técnica. Para mais, estes Troféus, como já dissemos várias vezes, continuam inquinados por designações erradas, não só a categoria “Melhor Publicação Técnica", que ninguém saberá o que seja e aquela treta da “Melhor Arte”... Mas enfim, já falámos disto tudo quanto baste.

Vejamos então a lista de obras e autores que obtiveram estes Troféus:

Melhor Publicação Nacional
Hän Solo, de Rui Lacas
(Editora Polvo)


Melhor Argumento
Hän Solo, de Rui Lacas 
(Editora Polvo)

Melhor Publicação Independente
Zona Desenha 
(Associação Tentáculo)


Melhor Publicação Técnica
Amor, de Pepedelrey 
(El Pep Livros)


Melhor Arte
Rui Lacas, com Hän Solo 
(Editora Polvo)

Melhor Obra Curta
O Desenho e Eu, de Jorge Coelho 
(in Zona Desenha)

Melhor Publicação de Humor
Pequenos Prazeres - 1, de Arthur de Pins 
(Editora Contraponto)


Melhor Publicação Clássica
Wolverine - Arma X, de Barry Windsor-Smith 
(Editora Levoir e jornal Público)


Melhor Publicação Estrangeira
Três Sombras, de Cyril Pedrosa 
(Editora Polvo)


Troféu do júri: 
Franklin Ferreira da Silva (*)

(*) - Um dos fundadores do Clube Português de Banda Desenhada, criador e redactor da secção "Quadradinhos" (1979 a 1980) no jornal "A Capital"

______________________________________________
Já agora informamos que os livros Hän Solo, de Rui Lacas e Três Sombras, de Cyril Pedrosa, estão à venda na Livraria Pedranocharco Online - AQUI!

______________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page