quinta-feira, 18 de setembro de 2014

25º AMADORA BD – 2014 – AS COISAS COMEÇAM MAL...

25º AMADORA BD – 2014
AS COISAS COMEÇAM MAL...

Para não falarmos (para já) na exclusão da Pedranocharco Publicações (com o Mercado de Fanzines, Mercado de Alfarrabistas, etc...) da Zona Comercial no ex-FIBDA deste ano, assunto a que retornaremos mais tarde, depois de esgotados os contactos com a organização do Ex-Festival da Amadora, revelamos aqui que a sanha de “limpeza”, inclui mesmo alguns dos mais fiéis colaboradores. Estamos a referir-nos a José Eduardo Ferreira (também funcionário do CNBDI), que há mais de dez anos tem mantido uma colaboração activa no Ex-FIBDA. Recebemos dele o email que se segue e que, no nosso pressuposto revela que algo vai mal, muito mal, no Amadora BD deste ano...

"Caro(a)s amigo(a)s,

Por indicações superiores, este ano (mas não sei se para sempre) não farei parte da equipa do AmadoraBD.

Não interessa qual a justificação para o meu afastamento. Até porque, também eu, apenas sei que não serei necessário.

Ninguém é insubstituível, todos o sabemos. No entanto, julgo que haverá pessoas com algum perfil, interesse, conhecimentos, disponibilidade… para integrar uma equipa que, ano após ano, constrói o Festival. Bem ou mal construído, com boa ou má programação, com tudo ou com nada… o AmadoraBD foi um projecto que sempre abracei com gosto, defendi, procurei melhorar, critiquei, senti o exterior, ouvi os agentes participantes…

Chegou a hora de alguém superior dar a indicação que sou dispensável e por isso chegou a hora de me despedir daqueles com quem conversei, trabalhei, privei, discuti ao longo dos anos em que nos fomos encontrando, contactando, no AmadoraBD.

Não é uma despedida da Banda Desenhada pois, por enquanto, estou no Centro Nacional de BD e Imagem, onde trabalho vai para uns 10 anos ou mais.

Até quando? Também não sei.

Mas irei, claro que sim, fazer uma visita ao AmadoraBD (os funcionários da Câmara até não pagam bilhete, eheheh) e meter conversa com todos os autores, editores, livreiros, amigos da BD, jornalistas, interessados nesta coisa da 9ª Arte, etc

Por fim, quero dizer a quem, já este ano, me contactou sobre o Festival, nomeadamente sobre o vosso interesse em participar com apresentações de livros, autógrafos, concursos de BD e sobre os Prémios Nacionais de BD que todos os livros que me foram entregues e as respectivas indicações das categorias a concurso, etc, são já, nesta semana, transmitidas ao Nelson Dona, director do AmadoraBD que, aliás, sabe que estava a “agarrar” esta matéria sem ter indicação para tal. Lá está a tal disponibilidade…

Para todos um grande abraço bedéfilo

Nada de choradeira porque eu não vou desaparecer do mapa, vou continuar a trabalhar no CNBDI e nem vou desistir de gostar de banda desenhada.

José Eduardo Ferreira
Assistente Técnico"


Veremos mais tarde, o que se passa nesta actual Mostra [institucional, da Câmara Municipal da Amadora] de BD na Amadora (não já um Festival, desde 2009, em que passou a intitular-se simplesmente AmadoraBD, como temos vindo a constatar há alguns anos). De qualquer forma, informo desde já que a Pedranocharco parece ter sido excluída da Zona Comercial, depois de dez anos seguidos (onze presenças com stand próprio, remontando à primeira vez em que tal aconteceu, em 1997), do AmadoraBD deste ano... É lamentável mas... felizmente ainda temos Beja (um Festival de BD a sério), para contentamento de todos os bedéfilos deste país.

______________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page