quinta-feira, 4 de setembro de 2014

BDpress #432: O PRIMEIRO LIVRO DO SUPER-HOMEM FOI VENDIDO POR MAIS DE 2 MILHÕES DE EUROS – parte da verba ganha vai para a Fundação Christopher & Dana Reeve


O PRIMEIRO LIVRO DO SUPER-HOMEM FOI VENDIDO 
POR MAIS DE 2 MILHÕES DE EUROS

PÚBLICO, 25/08/2014 

Darren Adams, que levou o exemplar a leilão no eBay, vai doar parte do dinheiro à Fundação Christopher & Dana Reeve.

Darren Adams com o exemplar leiloado

O preço escrito na capa engana: o livro em que aparece pela primeira vez o Super-Homem não vale 10 cêntimos. O número um de Action Comics, de Junho de 1938, foi arrebatado domingo (dia 24) no eBay por 3 207 852 dólares (cerca de 2 431 067 euros) e bateu assim o preço que tinha estabelecido na sua última venda. Há entre 50 e 100 exemplares deste número em todo o mundo.

O leilão iniciou-se a 14 de Agosto, quando Darren Adams, dono de uma loja especializada em comics em Washington, pôs este exemplar à venda por 99 cêntimos no site de compras e em duas horas o preço ascendeu ao milhão de dólares. Adams disse ao Washington Post ter recusado ofertas “multimilionárias” para levar “o Santo Graal”, como lhe chama, a leilão. “Esta é a Mona Lisa dos comics e é único por ser o mais valioso livro de comics alguma vez impresso”, escreve Darren Adams na página de leilão do eBay, depois de uma apresentação deste exemplar feita em vinhetas semelhantes às dos comics.

O livro que lançou o Super-Homem e que com ele completa 76 anos já tinha vendido um dos seus exemplares por 2,16 milhões de dólares (cerca de 1,6 milhões de euros), em 2011. Era até agora o preço mais alto alguma vez pago por um livro de super-heróis.

Na página de apresentação, Darren Adams escreveu que este exemplar é “a melhor cópia do livro de comics mais procurado do mundo” e “uma peça de museu com as páginas em branco, imaculadas”. O seu exemplar estava classificado com nota nove em dez pela Certified Guaranty Company (CGC), que avalia a qualidade deste tipo de livros.

Um por cento do preço arrecadado por Darren Adams vai ser doado à Fundação Christopher & Dana Reeve, o que representa cerca de 32 mil dólares (2,4 mil euros) para a organização que estuda traumas da medula espinal, de que sofria Christopher Reeve, o primeiro actor a encarnar o Super-Homem em 1978.

Christopher D'Olier Reeve 
(Nova Iorque, 25 de Setembro de 1952 — Mount Kisco,10 de Outubro de 2004)

__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page