terça-feira, 2 de setembro de 2014

NOVA MULHER-ARANHA CAUSA POLÉMICA


NOVA MULHER-ARANHA
CAUSA POLÉMICA

Sábado, 23 Agosto 2014

Depois de em Julho a Marvel Entertainment ter anunciado transformações inesperadas e surpreendentes nas míticas personagens Thor e Capitão América, há dias a nova Mulher-Aranha surgiu muito mais sensual e, para muitos, ofensiva.

Esta semana a Marvel voltou a estar no centro das críticas. Desta vez devido a uma ilustração alternativa à Mulher-Aranha que será utilizada na nova capa da banda desenhada. A imagem, assinada por Milo Manara, autor italiano conhecido pela vertente erótica do seu trabalho, mostra a heroína a rastejar por um telhado de um prédio.

Após a publicação da nova imagem, fãs e críticos invadiram a internet condenando-a como sexista e ofensiva para o público feminino. Inclusive, a revista americana “Time” e o jornal britânico “The Guardian” lamentaram a anatomia realista, a pose sexualizada e o vestuário que mais se assemelha a uma pintura de corpo do que a qualquer tecido.

Laura Sneddon, uma especialista em banda desenhada, disse ao “The Guardian” que a capa não foi bem idealizada. “As mulheres gostam de bandas desenhadas de super-heróis e também de cenas picantes, mas esta capa explica por que é que as pessoas continuam com a ideia de que as bandas desenhadas são apenas para homens tarados”, afirmou.

Segundo a revista americana “The Hollywood Reporter”, este é o menor dos problemas para a Marvel. Ultimamente, e também devido ao novo filme “Guardiões da Galáxia”, a empresa tem sido bastante criticada pelo público feminino na forma como retrata as mulheres.

“Com um estudo de mercado recente sugerindo que quase metade dos leitores de banda desenhada são mulheres, é cada vez mais importante para as empresas de super-heróis atraírem o público feminino. A Marvel parecia estar a conseguir atingir esse objectivo antes destes tropeços recentes. A questão é como vai conseguir reconquistar a confiança de um público que parece estar a afastar-se...”, explica o “The Hollywood Reporter”.

A nova série da Mulher-Aranha foi anunciada pela Marvel em Julho durante o evento Comic-Con, em San Diego, na Califórnia. No mesmo evento foi divulgada a capa original assinada por Greg Land, ilustrador responsável pela série ao lado do argumentista Dennis Hopeless. A capa alternativa foi publicada pelo site Comic Book Resources, um site dedicado à cobertura de notícias sobre as histórias aos quadradinhos americanas.

A Spider-Woman de Manara


 _______________________________________________________________

 
Locations of visitors to this page