quinta-feira, 13 de novembro de 2014

BDpress #443 – LOGICOMIX – UMA TRAGÉDIA ESPIRITUAL



UMA TRAGÉDIA ESPIRITUAL

"Logicomix" narra com rigor episódios essenciais da História das Ideias no século XX, sob a forma de uma novela gráfica extraordinária.

Expresso, ATUAL, 1 de novembro de 21014 

Texto José Mário Silva

De tempos, a tempos há livros que se destacam da torrente editorial pela originalidade, pelo arrojo, pela capacidade de surpreender mesmo quem julgaria já ter visto tudo. "Logicornix" é um desses raros livros que nos trocam completamente as voltas. Na verdade, o projeto de contar um período áureo da história das ideias - a busca dos fundamentos da Matemática, entre as últimas décadas do século XIX e a II Guerra Mundial - sob a forma de uma novela gráfica, sem abdicar do mais absoluto rigor científico, pode parece abstruso de início, mas depressa agarra o leitor pelos colarinhos (seja ele iniciado nas temáticas ou completamente leigo), levando-o até ao fim desta notável aventura intelectual num estado de espanto e maravilhamento.

O mérito pertence por inteiro aos quatro autores do livro: Apostolos Doxiadis, matemático, romancista, e estudioso das relações da matemática com a narrativa, que criou o conceito e escreveu o texto; Christos Papadimitriou, investigador em Ciência Computacional, cocriador da história; Alecos Papadatos, ilustrador; e Annie Di Donna, responsável pelo trabalho cromático. No fundo, eles quiseram fazer o que "99,9% das novelas gráficas são": uma "história" bem contada, com "heróis em busca de grandes objetivos". Heróis que neste caso descem do Olimpo erudito onde costumam pairar' e exibem as suas descobertas ao comum dos mortais, numa linguagem que torna compreensíveis as ideias mais complexas e os combates em torno delas, sem nunca as simplificar em excesso. Da galeria fazem, parte muitos nomes - Whitehead, Frege, Cantor, Hilbert, Wittgenstein, Gödel -, mas há um protagonista que se destaca: Bertrand Russell, um "centauro", metade matemático metade filósofo. É ele que narra a "tragédia espiritual" da procura de um caminho sólido para a Verdade, com base numa certeza absoluta (certeza que o teorema da incompletude, de Gödel, veio comprometer de vez). E fá-lo durante uma palestra numa universidade americana no dia em que o Reino Unido declara guerra à Alemanha, a 4 de setembro de 1939, intervenção que serve de fio condutor à narrativa.

Particularmente conseguida é a forma como Russell vai cruzando, no seu discurso, o percurso pessoal com as questões teóricas que o atormentaram durante décadas. Tão depressa assistimos aos terrores e epifanias infantis na mansão dos avós, com quem foi viver depois de ficar órfão aos quatro anos, como ao desabrochar da sua inteligência, a partir da descoberta dos axiomas geométricos de Euclides. Se numa página assistimos a sofisticados duelos verbais nos salões de Paris ou Viena, noutra são-nos dados vislumbres, nem sempre lisonjeiros, da sua vida particular. O que se obtém é o retrato poliédrico de um homem consumido pelo gigantismo da missão intelectual a que se propôs e marcado por um sentimento de derrota, ignorando que o falhanço muitas vezes abre portas para vitórias futuras. O sonho de Leibniz ("encontrar o método lógico perfeito de resolver todos os problemas, da Lógica à Vida Humana") estilhaçou-se mas das ruínas' surgiram novas abordagens conceptuais, como as de Turing, que permitiram a invenção do computador e da informática, colocando instrumentos da razão ao alcance de todos.

Sem grande surpresa numa obra em que são referidos sistemas autorreferenciais, um dos temas de "Logicomix" é a criação de "Logicomix". Ou seja, os quatro autores do livro também são personagens e mostram-nos o outro lado das pranchas belíssimas: as discussões sobre o rumo a dar à história, os impasses, as discordâncias, as dúvidas (Papadimitriou, por exemplo, torce o nariz à relação várias vezes sugerida entre lógica e loucura). No final, vão todos assistir a um ensaio do último ato da "Oresteia" e não haveria melhor forma de fechar o arco narrativo. Porque a tragédia de Ésquilo, ao consagrar o triunfo da razão, estabelece uma ''analogia perfeita" com a "busca épica da verdade" de Russell e companhia.

Bertrand Russell

*****



LOGICOMIX

Apostolos Doxiadis e Christos H, Papadimitriou (ilustrações de Alecos Papadatos e Annie Di Donna)
Gradiva, 2014, trad. de Nicolás F, Lori, 
351 págs., €16,00




__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page