sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

BDpress #392: BRANCA DE NEVE: A MAIS BELA 75 ANOS DEPOIS - PEDRO CLETO NO J.N.



BRANCA DE NEVE
A MAIS BELA 75 ANOS DEPOIS 

Jornal de Notícias, de 21 de Dezembro de 2012 

F. Cleto e Pina 

A famosa canção “Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou…” ecoou pela primeira vez há 75 anos, no Carthay Circle Theatre, em Hollywood. Era a estreia de “Branca de Neve e os sete anões”, a primeira longa-metragem animada da Disney.

Com estreia portuguesa um ano mais tarde, “Snow White and the Seven Dwarfs” (título original), era também a primeira longa-metragem animada produzida nos Estados Unidos, a primeira totalmente a cores e tornou-se no primeiro dos Clássicos Disney.

Drama romântico visto por milhões de pessoas ao longo dos seus 75 anos, deixou gravadas nas memórias músicas inesquecíveis, o nome dos sete anões (Mestre, Feliz, Zangado, Soneca, Atchim, Dengoso e Dunga na versão brasileira que Portugal viu durante muitos anos) e cenas marcantes como a fuga alucinada de Branca de Neve pela floresta assombrada, a dança com os animais na casa dos anões, o espelho falante, o trágico fim da rainha má ou o beijo final do príncipe que desperta Branca de Neve do sono da morte.

Dirigido por David Hand, o filme, que tinha um orçamento inicial de 150 mil dólares mas custou 10 vezes mais, demorou quatro anos e meio a produzir e inspirou-se num conto dos irmãos Grimm intitulado “Branca de Neve” (“Schneewittchen), publicado pela primeira vez no início do século XIX, no livro "Kinder-und Hausmaërchen" ("Contos de Fada para Crianças e Adultos"). Adriana Caselotti deu voz à protagonista e Harry Stockwell ao príncipe, papeis assumidos por Sandra de Castro e Henrique Feist na versão lusa de 2009.

Nomeado para o Óscar da Melhor Banda Sonora (que perderia para “One Hundred Men And A Girl”), “Branca de Neve e os sete anões” valeria a Walt Disney um Óscar honorário em 1939, para comemorar o primeiro filme inteiramente animado do cinema norte-americano, que era muito especial: a estatueta tradicional era acompanhada por outras sete, mais pequenas.

______________________________

Branca de Neve e os Sete Anões, versão Walt Disney:





_____________________________________________

Gravura de uma edição do século XIX da Branca de Neve

Branca de Neve, ilustração de 1905, por Franz Jüttner

Ginnifer Goodwin como Branca de Neve, na série Era Uma Vez... cuja 2ª época está em exibição no canal AXN

Capa do DVD do filme Branca de Neve e o Caçador (2012), realizado por Rupert Sanders, com Kristen Stewart como Branca de Neve, Charlize Theron como Rainha Ravenna (a Rainha Má), Sam Claflin como Príncipe William e Chris Hemsworth como o Caçador Eric

E..

... uma das várias versões porno de Branca de Neve e os Sete Anões.

____________________________________________________

CAMPANHA ELEITORAL

Já agora, aqui fica mais uma vez o modo como se vota no concurso do Aventar no

BLOGUE DO ANO 2012
O Kuentro está neste momento em 5º lugar nas votações, mas precisa subir mais para garantir a passagem à fase seguinte, a dos cinco mais votados nesta fase

VOTE NO KUENTRO2 
PARA BLOGUE DO ANO 2012
QUALQUER PESSOA PODE VOTAR UM VEZ POR DIA ATÉ SEGUNDA-FEIRA DIA 19

Ir ao Aventar:


Na caixa/boletim Banda Desenhada
Assinalar o blogue em que se quer votar na bola branca do lado esquerdo do nome:
Kuentro2 – o Blogue do BDjornal
Clicar, mais abaixo no botão VOTE
A caixa/boletim é esta:


____________________________________________________

 
Locations of visitors to this page