quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FOI APRESENTADO ONTEM O LIVRO “A VIAGEM DO ELEFANTE” DE JOÃO AMARAL – ADAPTAÇÃO PARA BD DO ROMANCE DE JOSÉ SARAMAGO


FOI APRESENTADO ONTEM O LIVRO 
“A VIAGEM DO ELEFANTE” 
DE JOÃO AMARAL 
(PELA PORTO EDITORA) 
ADAPTAÇÃO PARA BD 
DO ROMANCE DE JOSÉ SARAMAGO 

Publicado em 2008 A Viagem do Elefante, de José Saramago, narra a viagem de uma embaixada portuguesa a Viena, para oferecer ao Arquiduque Maximiliano de Habsburgo um elefante indiano.

O livro narra a viagem desse elefante, que estava em Lisboa, e que tinha vindo da Índia, um elefante asiático, portanto – e que foi oferecido pelo rei D. João III de Portugal ao arquiduque da Áustria (de Habsburgo), Maximiliano (seu primo), antes de este se tornar Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (em 1564), como Maximiliano II. Isto passa-se tudo no século XVI, em 1550, 1551, 1552. E o elefante tem de fazer essa caminhada, desde Lisboa até Viena, o que o livro de Saramago conta é isso, é essa viagem...

João Amaral adaptou o texto para o realizar em banda desenhada e, na nossa opinião com excelente resultado. Temos vindo a acompanhar o percurso de João Amaral na BD e, para sermos sinceros, o autor evoluiu substancialmente desde aquela “coisa” inenarrável, intitulada A Voz dos Deuses, adaptada por Rui Carlos Cunha, a partir do romance (também inenarrável, diga-se de passagem), de João Aguiar. Espero que o meu amigo João Amaral não se ofenda com a minha sinceridade, mas a evolução dele como ilustrador de BD, que tenho acompanhado obra a obra, é insofismável. Já As Cinzas da Revolta, que ele assina como “Jhion”, com texto de Miguel Peres, são para mim, o ponto de “viragem” no seu grafismo para um estilo mais moderno e de características superiores. 

Este “Elefante...” confirma o que digo. Parabéns, João, força nessas canetas e pincéis!!!


João Amaral em sessão de autógrafos no Amadora BD

______________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page