domingo, 22 de agosto de 2010

BDpress #166: Pedro Cleto no Jornal de Notícias, 22 de Agosto 2010 - SUPORTE DIGITAL É O FUTURO DOS QUADRADINHOS?

Jornal de Notícias, 22 de Agosto 2010

SUPORTE DIGITAL É O FUTURO DOS QUADRADINHOS?

F. Cleto e Pina

Oficiosamente, a banda desenhada nasceu a 25 de Outubro de 1896. A data assinalava o primeiro balão de texto do The Yellow Kid, de Richard F. Outcault, e a sua massificação pela Imprensa. Com as novas tecnologias surgem novos suportes, em concreto o digital.

Para a escolha daquela data por um grupo de especialistas, entre os quais Vasco Granja (reunidos em Lucca, em 1989), pesou também a proximidade dos primeiros 100 anos da banda desenhada. Que, pode dizer-se, nasceu para ser lida em papel, primeiro nos jornais, depois em revistas e, mais recentemente, em álbuns e livros.

Mas, com o advento das novas tecnologias, a BD também as tem experimentado, a diversos níveis. Através da leitura directa em ecrãs (área em que se têm multiplicado os scanners piratas que as editoras combatem cada vez mais ferozmente) ou tendo a internet já como suporte original, como forma de combater as dificuldades relacionadas com a edição, o lançamento de novos autores e a distribuição dos livros.

O que, por exemplo, popularizou o formato geralmente designado como ?italiano? (horizontal), mais próximo das medidas dos ecrãs tradicionais. Isto, segundo alguns (saudosistas?), retira aos quadradinhos características fundamentais: a textura do papel, o cheiro da tinta, o peso físico do objecto livro, a facilidade de avançar e recuar voltando as páginas, a possibilidade de apreciar uma página inteira ou mesmo páginas duplas? Ou, indo mais longe, tornando impossível as edições de luxo e as tiragens limitadas, tão ao gosto dos coleccionadores. Do outro lado da barricada, apontam-se como vantagens a diminuição radical do espaço de arrumação dos livros impressos ou a facilidade de transporte das obras.

Com o crescendo da aposta das editoras neste formato, as ferramentas informáticas têm sido utilizadas para aproximar os quadradinhos digitais do formato original (“virar” das páginas) ou acrescentar-lhes algo no novo suporte (ampliação de vinhetas ou animações limitadas, os designados “motion comics”).

Nível ainda experimental

Por isso, cada vez mais é possível aceder online a excertos de obras novas, a títulos esgotados ou difíceis de encontrar e mesmo a novas edições. Gratuitamente, alugando por períodos mais ou menos limitados, por assinatura ou pagando o título desejado. Mas sempre num nível (ainda com muito de) experimental e de teste a um mercado que para já é apenas potencial. E que ainda possui muitas limitações: o aluguer não garante propriedade, uma falha de sistema pode significar a perda da “biblioteca”, o fecho ou mudança do site vendedor também.

Actualmente, a facilidade de acesso a leitores como o iPad, Kindle, iPod, iPhone, Courier (e às suas muitas potencialidades) abre novas portas. Ou não, como o confirma o facto de em Junho último um dos mais importantes operadores franceses de comics digitais ter vendido apenas cinco títulos.

Mas os sinais de que o novo suporte veio para ficar (quanto mais não seja para servir a geração vindoura já “nascida” a ler digitalmente) multiplicam-se, tal como as aplicações que os suportam: ComiXology, iVerse, BD Touch. Recentemente, como o JN noticiou, a Marvel lançou pela primeira vez em simultâneo um comic – do Homem de Ferro – em versão papel e digital. A DC Comics anunciou em grandes parangonas a entrada no mundo virtual; outras editoras, como as igualmente norte-americanas IDW, Dark Horse ou Aspen, dão também passos firmes nesse sentido.

Pontos nada pacíficos

Na Europa, o panorama não é muito diferente: a Soleil e os Humanoides Associèes têm já on-line o seu catálogo na DigiBidi, enquanto a Casterman, a Dupuis, a Dargaud, a Lombard e a Fluide Glacial criaram a Izneo, onde têm distribuído (também) desta forma alguns dos seus títulos mais chamativos. Questões como o preço da versão digital relativamente à de papel ou os pagamentos aos autores, são outros pontos – não pacíficos – que aguardam resolução.

Por isso, sendo tantas as questões e dúvidas e ainda tão poucas as respostas e esclarecimentos, para terminar parece ajustado um modelo que foi recorrente no tempo das revistas (em papel) de histórias aos quadradinhos.


Izneo BD para iPad



Ver AQUI o vídeo de demonstração

Imagens da responsabilidade do Kuentro.
____________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page