quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BDpress #155 - in JORNAL DE ANGOLA: FESTIVAL LUANDA CARTOON MOSTRA NOVOS ATRACTIVOS

Jornal de Angola, 1 de Agosto 2010-08-02

FESTIVAL LUANDA CARTOON MOSTRA NOVOS ATRACTIVOS


O Programa, mais detalhado agora, do Festival.

A sétima edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação denominado “Luanda Cartoon”, realiza-se de 20 a 27 de Agosto com a exposição de 60 obras em banda desenhada, cartoons, e caricaturas, de artistas nacionais e estrangeiros.

Em declarações ao Jornal de Angola, Olímpio de Sousa, desenhador e responsável pelo festival, disse que a actividade arranca no Instituto Camões com lançamentos, vendas e sessões de autógrafos de livros, e um seminário sobre banda desenhada, animado pelo criativo angolano Teodoro Fernandes. Está agendada a participação dos artistas Tatiana Mourinha, José Pinto, Horácio Dá Mesquita, e Justino Pinto.

Olímpio de Sousa garantiu que o festival conta com a participação especial do desenhador português João Mascarenhas e de outros profissionais como Adjim Danngar (Chade), Filipe Melo (Portugal), Marcelo D’Salete e Gabriel Rocha (Brasil).

Os angolanos a participar no festival são Horácio Dá Mesquita, Olímpio de Sousa, Lindomar de Sousa, Tché Gourgel, Carnott Júnior, Armando Pululo, Casimiro Pedro, Armando Eduardo, King André, Adans Smith, Altino Nobre, Geisclin de Sousa, Eclips Estúdio, Nelo Tumbula, Gabito Silva, Gabriela Freire, Carlos Caldeira, Maniloy, Vavá, Nelly, e Vasco Ambrósio.

O desenhador afirmou que o festival prevê para o dia 21, a realização de uma festa designada “Cartoon Party – After Party”, no Lookal (antigo restaurante São Jorge), na Ilha de Luanda, com sessão de caricaturas ao vivo.

Olímpio de Sousa disse que a actividade principal culmina com um espectáculo de música hip hop, denominado “Pocket Show”, no qual participam os músicos angolanos Edú ZP, CFK, Flagelo Urbano, Phay Grande, Xtremo Signo, Crewcial, e os Reais Camaradas.

Informou ainda que a actividade vai estender-se até o dia 20 de Setembro e que algumas obras são expostas no Salão Internacional da União Nacional dos Artistas Plásticos.

O Luanda Cartoon é co-organizado pelo Estúdio Olindomar e pelo Instituto Camões. Esta edição, a sétima, tem o apoio da companhia telefónica UNITEL.

As primeiras três edições foram feitas no ano de 2005, trimestralmente. Mais tarde o certame ganhou periodicidade anual.

Os irmãos Olímpio e Lindomar de Sousa fazem parte da organização do festival

Adjim Danngar e, penso que este à direita, é o Gabriel Rocha (mas não estou certo).

Filipe Melo (em primeiro plano), que não vai a Luanda...

Marcelo D’Salete - o 1º da esquerda.

Lindomar explica Banda Desenhada...

Olimpio e Lindomar de Sousa

Todas as imagens são da responsabilidade do Kuentro!
_____________________________________________________________________

Amanhã teremos aqui o post sobre a Tertúlia BD de Lisboa, Encontro nº 313, realizado ontem, dia 3 de Julho, onde podem ver fotos do Convidado Especial do Luanda Cartoon:
João "Menino Triste" Mascarenhas !!!!
______________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page