sábado, 26 de março de 2011

BDpress #245: UM TRIBUTO A ELIZABETH TAYLOR (NOS QUADRADINHOS) – Pedro Cleto no Jornal de Notícias


Jornal de Notícias, 24 de Março de 2011

ELIZABETH TAYLOR NOS QUADRADINHOS

F. Cleto e Pina

Diva do cinema, Elizabeth Taylor teve passagem fugaz pela banda desenhada, incluindo uma biografia na colecção “Mujeres Celebres”, embora tenha ficado imortalizada como uma das mais conhecidas personagens femininas de Astérix, a rainha Cleópatra, a quem serviu – involuntariamente – de modelo. Aliás, mais tarde, Goscinny et Uderzo revelaram que a ideia para o livro, cuja capa original de 1965 é decalcada do cartaz do filme de Mankiewicz, surgiu exactamente após o visionamento da película, durante o qual se fartaram de rir. De Elizabeth Taylor, a Cleópatra de Astérix não herdou apenas o visual (incluindo “o nariz muito bonito”!), mas também os modos da actriz.

O sucesso da Cleópatra do celulóide deu origem a uma adaptação do filme aos quadradinhos, feita na Argentina por autores desconhecidos, e a colagens ao tema mais ou menos evidentes, nos meses seguintes, em histórias aos quadradinhos como “Archie’s girl Betty and Veronica”, “Iron man”, “Superman” ou “Wonder Woman”.

Curiosamente, seria na BD que Elizabeth Taylor, casada sete vezes, encontraria o homem dos seus sonhos, Herbie Popnecker, uma criação de Shane O’Shea e Ogden Whitney, em 1958, que foi estrela da revista “Forbidden Worlds”. Feio, baixo e gordo, Herbie, que podia voar, tornar-se invisível ou falar com animais, entre muitos outros poderes que obtinha lambendo um chupa-chupa mágico, conquistou o coração da actriz na edição #116, mas deixou-a a suspirar, como ela fez a muitos homens ao longo da vida.




________________________________________________________

UMA PEQUENA HOMENAGEM DO KUENTRO À MULHER DOS OLHOS VIOLETA
________________________________________________________________

  




Clicar em cima da imagem para ver o excerto do filme

Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal  e Sandy Dennis
Em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?)
1966

Elizabeth "Liz" Rosemond Taylor 
(Londres27 de fevereiro de 1932 — Los Angeles23 de março de 2011)

__________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page