Jornal de Notícias, Domingo 22, 1012
MAB INVICTA REÚNE
BANDA DESENHADA
E OUTRAS ARTES
Festival
F.Cleto e Pina
Do programa destaca-se a homenagem ao editor italiano Sergio Bonelli, falecido no ano passado, numa mostra composta por edições de sua autoria, obras biográficas, fotografias e diversa correspondência, e a evocação dos 75 anos do Príncipe Valente, organizada por Manuel Caldas, um dos maiores conhecedores a nível mundial da obra de Harold Foster.
A nível de autores, confirmam-se as presenças dos alemães Lars Henkel, Ulli Lust, Anke FEuchtenberger e Ulf K. e dos belgas Thierry Van Hasselt, Olivier Deprez c Denis Deprez (todos fundadores da editora Fremok), no que parece ser uma clara aposta da organização na banda desenhada à margem das grandes editoras e das propostas mais comerciais.
A excepção é o italiano Fábio Civitelli, o mais consagrado autor de Tex, um western italiano com muitos seguidores em Portugal, onde se desloca pela quinta vez.
Em termos de autores nacionais, o MAB Invicta contará com Regina Pessoa, Filipe Abranches, Pe¬dro Serrazina e Hugo Teixeira.
Evento que se pretende direccionado a um público ecléctico e de todas as faixas etárias, o MAB Invicta apresentará exposições individuais de todos os autores presentes. O programa inclui ainda visitas guiadas às mostras, sessões de autógrafos, exibição de curtas e longas-metragens e masterclasses de animação. A organização promete algumas surpresas a nível de autores.
____________________________________________________
Homenagem a Sergio Bonelli, desenho de Carlos Brandino
Desenho de Fabio Civitelli, para o Salão de Viseu 2011.
Manuel Caldas e o Príncipe Valente
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
____________________________________________________
Imagens da responsabilidade do Kuentro
____________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário