terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BDpress #315: MAB INVICTA NO JORNAL DE NOTÍCIAS, POR PEDRO CLETO.


Jornal de Notícias, Domingo 22, 1012

MAB INVICTA REÚNE 
BANDA DESENHADA 
E OUTRAS ARTES

Festival

F.Cleto e Pina

Evento multidisciplinar dedicado a cinema, ilustração, animação e, em especial, aos quadradinhos, o MAB Invicta-Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada terá lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nos fins-de-semana de 10/11 e 17/18 de Março.

Do programa destaca-se a homenagem ao editor italiano Sergio Bonelli, falecido no ano passado, numa mostra composta por edições de sua autoria, obras biográficas, fotografias e diversa correspondência, e a evocação dos 75 anos do Príncipe Valente, organizada por Manuel Caldas, um dos maiores conhecedores a nível mundial da obra de Harold Foster.

A nível de autores, confirmam-se as presenças dos alemães Lars Henkel, Ulli Lust, Anke FEuchtenberger e Ulf K. e dos belgas Thierry Van Hasselt, Olivier Deprez c Denis Deprez (todos fundadores da editora Fremok), no que parece ser uma clara aposta da organização na banda desenhada à margem das grandes editoras e das propostas mais comerciais.

A excepção é o italiano Fábio Civitelli, o mais consagrado autor de Tex, um western italiano com muitos seguidores em Portugal, onde se desloca pela quinta vez.

Em termos de autores nacionais, o MAB Invicta contará com Regina Pessoa, Filipe Abranches, Pe¬dro Serrazina e Hugo Teixeira.

Evento que se pretende direccionado a um público ecléctico e de todas as faixas etárias, o MAB Invicta apresentará exposições individuais de todos os autores presentes. O programa inclui ainda visitas guiadas às mostras, sessões de autógrafos, exibição de curtas e longas-metragens e masterclasses de animação. A organização promete algumas surpresas a nível de autores.

____________________________________________________

 Homenagem a Sergio Bonelli, desenho de Carlos Brandino

Desenho de Fabio Civitelli, para o Salão de Viseu 2011.

Manuel Caldas e o Príncipe Valente

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

____________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro

____________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page