Edições Asa
Loïs é uma personagem de Jacques Martin, com quatro álbuns de histórias em banda desenhada, passadas na época de Luis XIV e publicados entre 2003 e 2009. A mesma personagem dá o nome a outra série, “Les Voyages de Loïs”, não de banda desenhada, mas de… viagens desenhadas, digamos assim. Isto na linha de uma outra série, mais conhecida, “Les Voyages d'Alix”.


Trata-se portanto de uma viagem desenhada aos séculos XVII e XVIII em Portugal, focando especialmente a Lisboa antes do terramoto de 1755 e alguns monumentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento-Palácio de Mafra, o Convento de Cristo, o Aqueduto das Águas Livres, Palácios e Solares da época, etc… tudo isto desenhado e com algumas fotos de permeio.
É pois, um bom livro de apresentação histórica, de grande rigor documental e com ilustrações que permitem obter uma reconstituição visual com dimensão realista.
Devo dizer, contudo que o texto de Diferr apresenta um erro, no qual cai a esmagadora maioria dos portugueses: a de chamar rei de “Espanha” a Filipe II de Castela, Aragão e etc… Lembro que o termo “Espanha” (ou antes, Hispania) se referia à península Ibérica em conjunto – incluindo Portugal. O título de rei de Espanha só começou efectivamente a ser utilizado pelos monarcas Bourbons, em 1700. E, já agora, eu teria feito ressaltar o facto de o Palácio de Mafra ser maior que o do Escorial… só para franceses lerem, claro.
“As Viagens de Loïs – Portugal” é apresentado amanhã, dia 16, no Palácio Beau Séjour, Gabinete de Estudos Olisiponenses, pelas 16:30h.

Oferta de poster de Luís Diferr nos livros vendidos na FNAC.
Aqui ficam algumas imagens do livro e esboços de Diferr, incluídos na entrevista acima referida (em www.alixintrepide.org).








______________________________________________________________________
Só não entendo o porquê dessa loja, que maltrata os clientes e onde, por opção, nunca entro, ter sempre um bónus por parte da ASA.
ResponderEliminar