quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

BDpress # 391: PORTOCARTOON 2013 – LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE + EVOCAÇÃO DE SARAMAGO E MANOEL DE OLIVEIRA – Agostinho Santos no J.N.



PORTOCARTOON 2013
EVOCA OLIVEIRA E SARAMAGO 

Jornal de Notícias, 8/1/13 

Agostinho Santos 

Décima quinta edição da iniciativa do Museu Nacional da Imprensa criou dois prémios especiais para homenagear o cineasta e o realizador. Tema deste ano é "Liberdade, igualdade e fraternidade"

A edição deste ano do PortoCartoon propõe como tema "Liberdade, igualdade e fraternidade" e vai ter dois prémios especiais, dedicados ao realizador Manoel de Oliveira e ao Nobel da Literatura José Saramago.

A 15.ª edição do evento portuense, contempla, então, dois prémios extraordinários de caricatura, enquanto que o tema é, para Luís Humberto Marcos, director do certame e responsável pelo Museu Nacional da Imprensa, no Porto, que acolhe a iniciativa, "de grande actualidade, porque, infelizmente, há cada vez menos igualdade e fraternidade no Mundo".

Entende, por outro lado, que a opção pela temática se deve, também, ao facto "de a riqueza do humor combater a pobreza a vários níveis".

Luís Humberto Marcos evidenciou a circunstância de, "tal como a cultura em geral, o cartoon conter gérmenes mobilizadores da acção social, porque denuncia o arbítrio e põe o dedo nas feridas do Mundo de uma forma luminosa, para qualquer pessoa".

Para o director da iniciativa, o cartoon activa o pensamento e a reflexão e, sobretudo, "acentua a crítica sobre quem não faz o que deveria fazer para tornar o Mundo mais humano. É como um bisturi que vai abrindo espaço à detecção do 'locus' corrompido".

Os trabalhos têm de ser entregues até 11 de Março, sendo que a mostra com os trabalhos é inaugurada a 23 de Junho. 


Homenagem a dois vultos 

Uma das novidades deste evento é a atribuição de dois prémios especiais, exclusivamente dedicados à caricatura e que pretendem homenagear "dois grandes vultos da cultura nacional e internacional", Manoel de Oliveira e José Saramago. "São duas grandes figuras que pretendemos, através do traço dos cartoonistas de todo o Mundo, tornar ainda mais conhecidos, principalmente a obra que conceberam e desenvolveram", revelou Luís Humberto Marcos. Recorde-se que, em todas as edições do PortoCartoon, foram já expostos 21 mil cartoons, criados por sete mil autores dos cinco continentes. 

 Manoel de Oliveira visto por Henrique Monteiro

José Saramago visto por Sebastián Cast (Argentina)

No ano passado, concorreram 500 cartoonistas de 73 países, que enviaram dois mil cartoons, sob o mote "Ricos, pobres, indignados". O italiano Alessandro Gatto foi o distinguido com o primeiro prémio, enquanto o segundo foi para o mexicano Felipe Galindo e o terceiro foi atribuído, ex aequo, a Turcios, da Colômbia, e a Valery Doroshenko, da Ucrânia. 

O cartoon de Alessandro Gatto vencedor no ano passado...

FLASH 

"Cada edição reforça capital do cartoon"

Luís Humberto Marcos Director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

A 15.ª edição do PortoCartoon vai realizar-se num contexto de crise. Conta que a significativa e habitual adesão dos artistas e do público se vai manter ou poderá verificar-se?

O PortoCartoon é, hoje, um evento de renome internacional, que tem 'contado com a adesão dos melhores do Mundo, Acho que esta edição, até por ter um tema forte, irá não só manter, mas, até, aumentar o número de cartoonistas participantes.

Qual é o meio de que dispõem 'para atrair cartoonistas de tantas proveniências?

Ao longo dos anos, fomos elaborando uma lista que, a todo o momento, vamos atualizando. Para esta edição, já foram enviados milhares de convites e, devido ao prestígio do evento, são aceites.

E em termos de público?

Estamos satisfeitos com os números da afluência do público, quer através das visitas 'à exposição no museu quer ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde temos sempre mostras.

O Porto continua a ser a capital do cartoon?

Claro, cada edição do PortoCarton vem reforçar e alicerçar a proclamação, em 2008, como "Porto, capital do cartoon". 

A.S.
  

Para poder ler estas imagens clique em cima delas e, após abertas no visualizador do Blogger, clique de novo na imagem com o botão direito do rato e faça “abrir imagem num novo separador”
– irá abrir-se um novo separador onde poderá usar a lupa.


__________________________________________________

AHHHHHHHH!!!
E NÃO ESQUEÇA DE VOTAR NO KUENTRO 
NO CONCURSO "BLOGUES DO ANO 2012"

__________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page