quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CAMPANHA ELEITORAL – BLOGUES DO ANO 2012


BLOGUES DO ANO 2012

Não me recordava já que o site Aventar havia organizado, no ano passado, um consurso de blogues para apurar o “Blogue do Ano”. Este ano volta a fazê-lo e, para ser sincero, soube disso pela “campanha eleitoral” do Nuno Amado e do Pedro Cleto nos respectivos blogues. Acabei por inscrever o Kuentro (Kuentro2 – o blogue do BDjornal) já no prazo dos atrasados, depois de começarem as votações para a primeira fase.

Não que esta coisa de escolher “Blogues do Ano”, ou qualquer outra do género, seja relevante, senão apenas, como os próprios organizadores dizem no Aventar, pelo objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa e de língua portuguesa, e demonstrando a sua diversidade.

As votações estão distribuídas por 4 “urnas”, sendo que as duas primeiras agrupam os blogues por 20 categorias na primeira (de “Actualidade política – blog colectivo” a “Erotismo") e 21 na segunda (de “Escolares e jornais de escola” a “Transportes”), contendo a 3ª “urna” os candidatos a “Blog Revelação” e a 4ª os candidatos a “Blogger do Ano”.

O concurso é organizado em duas fases de apuramento, sendo a primeira aberta a todos os que queiram participar, com votações até dia 19 de Janeiro e a segunda constituída pelos 5 mais votados de cada categoria. Os resultados da votação podem ir sendo acompanhados, clicando em “View Results” no final de cada “urna” ao lado do botão “Vote”.

Devo chamar a atenção para o ponto 2 da secção Regras, do Regulamento: Cada leitor pode votar em todas as categorias a concurso, em cada categoria uma vez. O controlo da votação é o do WordPress/PollDaddy , impedindo a repetição do uso do mesmo IP no espaço de 24h. Sim, toda a gente pode votar uma vez por dia.

É uma “regra” curiosa e que retira alguma, se não mesmo toda, a relevância que o concurso possa ter. Também nada diz se o próprio pode votar no seu próprio blogue. Portanto, tendo 3 ou 4 computadores em casa, pode-se votar 3 ou 4 vezes por dia...

Refira-se já agora, que a Categoria Banda Desenhada se encontra bem recheada por 28 blogues, embora lá faltem bastantes para o universo bloguista português da BD estar todo representado.

Como curiosidade e... protesto, da nossa parte, o Kuentro aparece mal grafado na “urna” da Categoria Banda Desenhada: “Kentro2 – o blogue do BDjornal” – será que o nome correcto do blogue sofreu algum tipo de “sensura prévia”?

Podem aceder AQUI ao Aventar. Basta clicar no círculo branco à esquerda de cada título e depois em “Vote” no final da caixa de Categoria.


__________________________________________________________________

____    ____    ____

 
Locations of visitors to this page