sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TERTÚLIA ANUAL D’O MOSQUITO – 19 DE JANEIRO DE 2013


O cabeçalho deste post foi trabalhado a partir de um outro desenhado por Eduardo Teixeira Coelho, para um projecto inédito de O Mosquito, 2ª série, circa 1954 (em parte utilizado mais tarde na Colecção O Mosquito, 2ª série, com adendas por José Ruy). 31,3 x 13,7cm (irreg.), 
cuja imagem original aqui fica:

Imagem recolhida em ETCoelho, a Arte e a Vida, de A. Dias de Deus e Leonardo De Sá, edições Época de Ouro, 1998.

Decorreu no passado dia 19 mais um almoço anual d’O Mosquito – celebrando os 77 anos dessa mítica revista. Não me foi possível estar presente este ano mas, como sempre, o nosso amigo Dâmaso Afonso cedeu-nos as fotos que tirou, juntando-lhes nós algumas das realizadas por Catarina Lima e por Jorge Silva, que Leonardo De Sá nos remeteu.

O texto que aqui fica é de Jorge Magalhães que (e fica também a notícia) resolveu finalmente abrir um blogue: O Gato Alfarrabista onde, para além de outras coisas, começou a revelar “as suas 'relíquias' de papel, adquiridas ao longo de anos e anos, em pesquisas e giros incansáveis pelos alfarrabistas de Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona e outras cidades, quando tinha mais dinheiro nos bolsos e mais entusiasmo por essa actividade, que me permitia também viajar, conhecer outros 'colegas de ofício' e entabular com eles amigáveis relações (e transacções quase sempre frutuosas para ambas as partes)” – como ele próprio escreve no post de apresentação do blogue, editado em 16 deste mês. É uma preciosa achega ao mundo dos blogues portugueses de banda desenhada.

O Gato Alfarrabista já tem link aqui no Kuentro, na coluna d’os Blogues que recomendamos.

Mas, como dizíamos, o texto que se segue foi “sacado” do blogue de Jorge Magalhães, não só porque ele esteve presente, mas também como convite para visitarem o seu Gato Alfarrabista.

Como poderão reparar aceitámos, por pleno acordo, a sugestão de designar este “almoço” como Tertúlia d’O Mosquito – a que acrescentámos apenas o “Anual”.

****************************
22 de Janeiro de 2013 

O 77º ANIVERSÁRIO D’O MOSQUITO 

Há já muitos anos que uma tertúlia que não tem nome, mas que poderia chamar-se Tertúlia d’O Mosquito, costuma reunir-se em Janeiro para celebrar o aniversário da mais emblemática revista infanto-juvenil portuguesa. A ideia nasceu no começo dos anos 80, levada a cabo por um pequeno grupo de leitores saudosistas, que mais tarde se ampliou sob o patrocínio do malogrado Dr. Chaves Ferreira, director e editor da 5ª série d’O Mosquito, mantendo-se nas décadas seguintes, com o mesmo fervoroso entusiasmo, e não parando de conquistar novos aderentes até aos dias de hoje.

Este ano, o encontro realizou-se no dia 19 de Janeiro (e mais uma vez no agradável e espaçoso restaurante lisboeta Pessoa), com a participação de muitos simpatizantes d’O Mosquito, de várias faixas etárias, unidos pelo mesmo espírito de amizade e camaradagem que Raul Correia e António Cardoso Lopes Jr. souberam, com a sua acção à frente dos destinos do “melhor jornal infantil”, transmitir à posteridade.

Entre eles, a destacada presença de alguns familiares de E.T. Coelho, António Cardoso Lopes Jr. (Tiotónio) e Raul Correia: Maria Augusta Gândara, Maria da Conceição, Maria José e Alexandre Correia — e de Mestre José Ruy, um dos mais prestigiosos colaboradores da revista, durante os seus anos de maior expansão e tiragem, cuja carreira se transformou num caso de sucesso e longevidade que serve de referência nos anais da BD portuguesa.

Graças aos nossos amigos Leonardo De Sá e Dâmaso Afonso — este sempre presente com a sua máquina fotográfica nos principais eventos bedéfilos —, o Gato Alfarrabista congratula-se por poder apresentar algumas imagens desse caloroso convívio, que reuniu, como habitualmente, várias dezenas de participantes e promete repetir-se, com a mesma animação, no próximo ano.

****************************

Aqui ficam as fotos que escolhemos, da remessa de Dâmaso Afonso e algumas também de Catarina Lima e de Jorge Silva. As fotos foram legendadas por Leonardo De Sá, assim como a listagem dos participantes é da sua lavra.

Fotos de Catarina Lima e Jorge Silva:

Aurélio Lousada e, ao fundo, Fernando Cardoso

Joel Lima

Aurélio Lousada e Jorge Silva

Américo Coelho e Leonardo De Sá (organizadores do evento) e, ao fundo, Helder Jotta

Jorge Silva, Vasconcellos Correia, Jorge Magalhães, Catherine Labey, Leonardo De Sá, e, ao fundo à direita, Maria José Cardoso Lopes (uma das filhas do Tiotónio)

Alexandre Correia Gonçalves (neto de Raul Correia) e Catherine Labey

Fotos de Dâmaso Afonso:

Máximo Ribeiro, Hermínio Rabasquinho e António Amaral (mais um empregado de mesa)

Catherine Labey, Vasconcellos Correia e Jorge Magalhães 

José Manuel Vilela, Vítor da Silva e Zé Manel 

À esquerda: Carlos Gonçalves, Joel Lima, Aurélio Lousada, Jorge Silva; à direita: Lia Fernandes (irmã de Sérgio Luís e Güy Manuel), Catarina Lima (filha de Joel Lima), 
o braço de Rui Bana e Costa, Leonardo De Sá

Como na anterior, mas sem Carlos Gonçalves e Lia Fernandes - podendo ver-se Rui Bana e Costa e não apenas o seu braço; ao fundo: Maria José Cardoso Lopes

António Gomes de Almeida, Baptista Mendes, José Pires, Luís Valadas e Vítor da Silva

Catherine Labey e Monique Roque (viúva de Carlos Roque) 

Catarina Lima, Lia Fernandes, Joel Lima 

Fernando Cardoso, José Menezes, Américo Coelho e Paulo Duarte 

Maria José Cardoso Lopes  

Carlos Gonçalves, Joel Lima, Aurélio Lousada 

José Pires, Luís Valadas

Maria Augusta Gandra Medenha e Maria da Conceição Cardoso Lopes


 Zé Manel, José Ruy e Geraldes Lino

Mário Correia, José Manuel Vilela, Vitor da Silva, Zé Manel e José Ruy

PRESENTES (36):

Alexandre Correia Gonçalves
Américo Coelho
António Amaral
António Gomes de Almeida
Artur Correia
Aurélio Lousada
Baptista Mendes
Carlos Gonçalves
Catarina Lima (filha do Joel Lima)
Catherine Labey
Dâmaso Afonso
Fernando Cardoso
Geraldes Lino
Helder Jotta
Hermínio Rabasquinho (amigo do Máximo Ribeiro e Zé Manel)
Joel Lima
Jorge Magalhães
Jorge Silva
José Manuel Vilela
José Menezes
José Pires
José Ruy
Leonardo De Sá
Lia Fernandes
Luís Valadas
Maria Augusta Gandra Medenha (mãe da Marina Teixeira Coelho)
Maria da Conceição Cardoso Lopes
Maria José Cardoso Lopes
Mário Correia
Máximo Ribeiro
Monique Roque
Paulo Duarte
Rui Bana e Costa
Vasconcellos Correia
Vítor da Silva
Zé Manel

Deviam ter vindo mais algumas pessoas, mas não puderam comparecer por imprevistos de última hora e por causa da intempérie, nomeadamente o João Artur Mamede (Jartur) e o Saul Marques Ferreira, que vinham propositadamente do Porto e de Aveiro mas acabaram por ter de voltar para trás.



____________________________________________________


4 comentários:

  1. Muito obrigado, Machado-Dias, pela transcrição do meu texto e sobretudo pela amável referência e pelo destaque dado ao Gato Alfarrabista (o gato propriamente dito também agradece).
    A reportagem fotográfica do Kuentro está muito boa, com os nomes de todos os participantes em destaque... o que não aconteceu no Gato. Terei de remediar essa lacuna da próxima vez.
    Um grande abraço do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Jorge,

      Considero muito importante para a História da BD portuguesa, que pessoas com um passado riquíssimo como o seu nesta área, relembrem e registem as suas recordações e opiniões, ou mesmo a crítica do que se vai fazendo actualmente, deixando essa marca para as gerações futuras neste meio fabuloso que temos à disposição. Estou a recordar-me dos seus comentários no blogue português do Tex e quando os lia, achava uma pena que o Jorge não tivesse um blogue. Agora, depois de iniciar o seu Gato Alfarrabista, creio que a sua presença no universo dos blogues portugueses de e sobre BD é uma grande mais valia. E depois, o gato é o meu animal de estimação (tenho 4 aqui em casa), isto na impossibilidade absoluta de ter por aqui um tigre - já agora, fixei-me no tigre, desde as leituras do Sandokan, na adolescência...

      Um grande abraço,
      Jorge Machado-Dias

      Eliminar
  2. Machado-Dias
    Mais um importante "post". Felicito-te pela oportunidade do registo.

    Como às vezes não sabes os nomes de algumas pessoas que estão nas fotos da minha tertúlia, talvez tenha sido por isso que escreveste, sob a figura de Leonardo De Sá, a seguinte legenda: "organizadores do evento, e ao fundo, Helder Jotta".
    Ora "organizadores" pressupõe mais do que uma pessoa. E não indicaste o nome da que está a falar com o Leonardo, que se chama Américo Coelho (este último antigo leitor de "O Mosquito"), sendo que foram estes dois os organizadores do almoço.

    Aproveito a oportunidade para te informar de um pormenor que com certeza desconheces (e que outras pessoas dele conhecedores, parece estarem a tentar apagar: fui eu, também antigo leitor daquela revista, quem iniciou estes convívios anuais de homenagem a "O Mosquito", em Janeiro de 1986, quando se perfaziam 50 anos após a data do seu início, a 14 de Janeiro de 1936.
    Foi com um jantar num restaurante do Bairro Alto, chamado "Bota Alta" (passe a publicidade), localizado próximo do local onde tinha sido a redacção de "O Mosquito", na Travessa de S. Pedro.
    Juntei nesse jantar os antigos editores e directores daquela marcante revista de histórias aos quadradinhos (como então se dizia), e o director da 5ª série que na altura se publicava, o Dr. Chaves Ferreira.

    O acontecimento teve cobertura em dois jornais da época, "Diário de Lisboa" e "Diário Popular", e em ambos foram reproduzidas fotos do grupo de pessoas que participaram, entre os quais José Ruy, que pode testemunhar o acontecimento e o que estou a afirmar.

    No ano seguinte voltei a organizar o jantar, tendo eu pedido a colaboração do Dr. Chaves Ferreira, visto que, enquanto director dessa 5ª série de "O Mosquito", contactava com várias pessoas, uma das quais o Jorge Magalhães que colaborava na revista (tal como eu).

    Em 1988 organizei de novo o jantar no Bairro Alto, dessa vez no restaurante "Senhor Bife" (entretanto desaparecido), que pertencia a um importante alfarrabista, dono da "Loja das Colecções", chamado Castanheira da Silveira.
    Devido a ter havido uma cena desagradável para mim, relacionada com o facto de o espaço ter ficado completamente cheio, resolvi não voltar a organizar tal encontro.

    Que, substituído por um almoço, também anual, passou a ser organizado pelos dois bedéfilos que acima nomeei.

    Grande abraço.
    G.Lino

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Geraldes Lino,
    Deves ter visto mal a legenda dessa fotografia, porque está lá: "Américo Coelho e Leonardo De Sá (organizadores do evento)". Aliás, tal como escrevo na apresentação das fotos, as legendas foram todas da responsabilidade do Leonardo e conhecendo-o como o conhecemos, seria estranho que ele cometesse esse lapso. Mas de resto, foi bom teres escrito este comentário, porque eu desconhecia (ou antes, conhecia muito vagamente) toda esta história que relatas. Assim o registo fica mais rico e concreto. Obrigado.

    Um grande abraço,
    Jorge Machado-Dias

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page