segunda-feira, 22 de novembro de 2010

21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA / AMADORABD (11): EXPOSIÇÕES (7) – CRISTINA SAMPAIO: CANTA O GALO GORDO – KORKY PAUL: A BRUXA MIMI + OS ESPAÇOS BD JUNIOR

Se ninguém consegue inventar uma maneira de convencer as crianças de hoje a ler banda desenhada, o fim absoluto da banda desenhada pode muito bem prever-se para quando estas crianças forem adolescentes e adultos.

Por isso acho meritório todo o espaço que o Festival da Amadora dedique às crianças. Mas já agora, seria mais meritório com banda desenhada para crianças!!! Infelizmente ninguém se lembrou de fazer uma exposição de Pedro Leitão – actualmente o único autor português a trabalhar para crianças – mas felizmente, ele próprio teve um importante trabalho neste 21º Amadora BD, que foi o teatro para crianças… com desenhos.

E se bem que a Bruxa Mimi (Winnie the Witch, no original) não seja banda desenhada, possui aquela qualidade impar que é o desenho abrangente de Korky Paul, que até aos adultos deslumbra.

Posso mesmo dizer que, se Cristo tivesse sido um autor de livros para crianças, poderia muito bem ter dito a frase: Deixai vir a mim as criancinhas, que delas é o reino da Bruxa Mimi!!!


CRISTINA SAMPAIO: CANTA O GALO GORDO
PRÉMIO NACIONAL DE BANDA DESENHADA 2009
MELHOR ILUSTRAÇÃO PARA LIVRO INFANTIL
(aqui está uma das contradições que é preciso resolver nesta questão dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada: Ilustração NÃO é Banda Desenhada)

Execução da Cenografia: Carlos Farinha, Eduardo Nunes e Gilberto Gaspar.



______________________________________

KORKY PAUL: A BRUXA MIMI
(faltou ficar escrito que a autora dos textos da Mimi é Valerie Thomas porque, se calhar, a bruxa Mimi não existia se não fossem os textos dela – é sempre um crime de lesa BD, ou lesa Ilustração, quando não se cita o autor dos textos, mesmo que este seja o desenhador/ilustrador, o que não é o caso)


Projecto de Cenografia: Nuno Quá, Susana Lanceiro e Susana Vicente.
Execução da Cenografia: Carlos Cunha, João Gouveia, Nuno Quá, Susana Lanceiro e Susana Vicente.

Korky Paul em sessão de autógrafos, no 20º Amadora BD 2009




Stand da Gradiva, de vendas dos livros da Bruxa Mimi


ESPAÇOS JUNIOR


Lá descobriram um espaço apropriado para colocar o "carro eléctrico", que em 2008 atazanou a vida aos autores, que dentro dele tiveram que dar autógrafos, que atazanou a vida aos livreiros e editores em 2009, por tornar a zona comercial intransitável e... finalmente, onde a criançada pôde brincar, em 2010!

_________________________________________________________
 
Locations of visitors to this page