quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BDpress #387: AMANHÃ COM O PÚBLICO - O ARQUEIRO VERDE REGRESSA À COLECÇÃO DC COMICS – J.M.Lameiras no Público


  
Público, 20 de Setembro de 2013

O ARQUEIRO VERDE
REGRESSA À COLECÇÃO DC COMICS
João Miguel Lameiras


Super-Heróis DC Comics -Volume 12
ARQUEIRO VERDE: OS CAÇADORES 
Argumento - Mike Grell 
Desenhos - Mike Grell e Lurene Haines 
Quinta, 26 de Setembro Por + € 8,90

Depois de ter aparecido ao lado do Lanterna Verde, num punhado de histórias clássicas assinadas por Neal Adams e Denny O'Neil, o Arqueiro Verde regressa à co­lecção DC Comics pela mão de Mike Grell, em Os Caçadores, a mini-série que ajudou a redefi­nir a personagem, nos finais dos anos 80 e cujo sucesso possibili­tou o aparecimento de uma nova revista mensal que Grell escreveu e, por vezes, desenhou, durante mais de 10 anos. Criado em 1941, por Mort Weisinger e George Papp, o Arqueiro Verde surgiu inicialmen­te como uma espécie de cruzamen­to entre o Batman e Robin Hood, um justiceiro mascarado equipado com um arco e com uma série de flechas cheias de gadgets. Talvez de­vido ao seu carácter derivativo, o Arqueiro Verde nunca se conseguiu afirmar o suficiente para ter direito à sua própria revista, mesmo quando foi desenhado por Jack Kirby, li­mitando a sua presença a histórias curtas e às participações na Liga da Justiça.

Mesmo a etapa gloriosa de Denny O'Neil e Neal Adams, em que o arqueiro esmeralda dividiu o protagonismo com o Lanterna Verde, que tivemos o privilégio de descobrir nesta colecção, durou pouco mais de um ano e não teve continuidade imediata. Seria preciso Mike Grell, um piloto militar, que redescobriu a BD durante a Guerra do Vietname, pegar na personagem, reduzindo-a aos seus elementos essenciais para o sucesso regressar. Grell transfor­ma o super-herói num caçador ur­bano, que enfrenta o crime, não na fictícia Star City, mas em Seattle. Em Os Caçadores, os elementos típicos das histórias de super-heróis dão lugar a uma intriga policial realis­ta e sangrenta, numa história em que desaparecem as flechas com truques e os adversários fan­tasiados e o Arqueiro Verde enfrenta traficantes de dro­ga e Shado, uma misteriosa arqueira em busca de vin­gança, que se revela um ad­versário à altura do gladia­dor Esmeralda. 

É o início dessa fase, que influenciou a recente série Arrow, que levou o Arqueiro Verde à televisão com grande su­cesso, que este volume recupera.


_______________________________________________________


_________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page