AMANHÃ
(1 DE ABRIL E 2014)
358º ENCONTRO
DA TERTÚLIA BD DE LISBOA
na casa do alentejo
Fausto Bruno Oliveira de Matos (Bruno Matos)
nasceu em Benguela, Angola, a 29 de Agosto de 1975.
Veio para Portugal com apenas seis meses e antes de saber ler ou escrever já gostava de desenhar. As suas primeiras bandas-desenhadas foram criadas com cinco anos, com a preciosa colaboração da família que preenchia os balões com as frases dos personagens.
A paixão pelo desenho fê-lo participar em vários Salões Internacionais de Banda Desenhada na Amadora, de 1993 a 1998 e em 2000.
Ilustrou também duas obras do autor Alexandre Honrado
(“Histórias que apanharam bicho” e “A gesta do Magriço”)
Licenciado em Relações Públicas e Publicidade com uma Pós-graduação em Produção de Televisão, trabalhou como redator da revista VER da Associação Nacional dos Óticos e na RTP onde exerceu funções de editor de vídeo, copy e produtor de conteúdos televisivos durante 14 anos.
Para além do desenho descobriu um enorme prazer na escrita, o que o levou a publicar a trilogia 5 Moklins pela Editorial Presença e o romance Illusya pela Saída de Emergência.
Atravessando uma nova fase de introspecção na vida, sentiu vontade de regressar ao mundo da banda-desenhada e ilustração que tinha sido um pouco abandonado com um personagem que criou aos quinze anos, o Lusitano!
Foi co-fundador do fanzine Luso Comix, juntamente com Nuno Duarte, onde o Lusitano surgiu pela primeira vez nos anos 90.
O primeiro super-herói 100% português tem atraído cada vez mais seguidores na Internet, onde as suas aventuras podem ser acompanhadas em www.lusitanobd.pt.
_____________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário