quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BDpress #292: UDERZO ANUNCIA QUE ASTÉRIX VAI TER NOVOS AUTORES (no Público online e no Universo HQ)


CRIADOR DE ASTÉRIX ANUNCIA SUCESSOR

O novo ilustrador trabalhou no estúdio onde a obra é criada.

Público Online, 26 Setembro, 2011

Os fãs da conhecida banda desenhada francesa podem ficar mais descansados: as aventuras de Astérix e Obélix vão continuar a ser lançadas. Quem garante é um dos seus criadores, Albert Uderzo, que acaba de anunciar um novo sucessor, cuja identidade não quis para já revelar. Em 2012 é esperado um novo álbum de BD.

Numa cerimónia que aconteceu em Paris para celebrar a venda de 350 milhões exemplares da banda desenhada em todo o mundo, Uderzo, de 84 anos, explicou aos jornalistas a decisão de pretender continuar a publicar as aventuras da pequena comunidade gaulesa, conhecida por derrotar sem dificuldades as numerosas forças romanas.

“Percebi que as personagens de Astérix pertencem aos seus autores, mas também aos seus leitores”, considerou o autor de banda desenhada francês, citado pelo "Le Monde", acrescentando ainda que “há muitas personagens que continuam com outros autores”.

Esta segunda-feira, em entrevista à estação de rádio francesa RTL, Uderzo, não quis revelar a identidade do seu sucessor, mas o Le Figaro já avançou com o nome de Jean-Yves Ferri, autor de De Gaulle à la plage.

“Este autor é alguém que nos tem acompanhado durante algum tempo no estúdio onde criamos”, disse o francês, que explicou ainda porque decidiu dar continuidade à narrativa, após a morte de René Goscinny, o outro criador desta banda desenhada: “Quando René Goscinny morreu, a 5 de Novembro de 1977, tinha a ideia de terminar tudo, como fez Hergé (criador de Tintin), mas reconsiderei. Espero que isto dure de geração em geração”, explicou.

As primeiras aventuras de Astérix foram lançadas pela revista Pilote em Outubro de 1959, e rapidamente conquistaram o público e se tornaram famosas, surgindo mais tarde várias adaptações para cinema.

Os seus autores, que se conheceram em Paris no início dos anos 1950, foram ainda responsáveis por outros trabalhos do género, tais como: aventuras de Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior.

A série “aos quadradinhos” é composta por 33 volumes, vendidos e apreciados em todo o mundo, e a média de intervalo entre cada lançamento é de cerca de 4 anos. O autor pretende que o próximo álbum de BD esteja disponível aos fãs “no final de 2012”.

Para além dos 33 volumes que a banda desenhada já conta, houve ainda uma adaptação para cinema destas aventuras. Uma delas foi em 2002, com o filme intitulado “Astérix e Obélix: Missão Cleópatra”, que contou com Gerard Depardieu e Edouard Baer, com as personagens de Obelix e Asterix, respectivamente. Mas para o próximo ano, também já está anunciado mais um filme,“Astérix et Obélix: Au service de sa Majesté” (Astérix e Obélix: Ao serviço de sua Majestade), no qual Depardieu e Baer irão continuar a interpretar as personagens principais.



__________________________________________________________


Universo HQ, 26 Setebro 2011
Por Marcelo Naranjo

A informação é da revista sobre quadrinhos Casemate e teve forte repercussão na imprensa francesa.

Jean-Yves Ferri será o novo escritor de Asterix. O anúncio foi feito pelo próprio Albert Uderzo, que cuidava da arte e também dos textos dos álbuns do personagem desde o falecimento do polivalente roteirista René Goscinny.

Ferri é conhecido como roteirista da série Le Retour à la terre, além de ser autor do álbum De Gaulle à la plage e colaborador da revista Fluide Glacial, tendo como ponto forte sua atuação na linha de um humor mais adulto.

Pelo visto, a intenção é elevar a qualidade das tramas dos irredutíveis gauleses, que tiveram altos e baixos nas mãos de Uderzo, além de passarem por problemas judiciais, sendo que agora os direitos de publicação dos quadrinhos de Asterix são do grupo editorial Hachette.

Outro fato que conta é a idade de Uderzo, que nasceu em 1927. Ele está acompanhando de perto a produção do futuro álbum assinado por Ferri.

A arte dos próximos álbuns deverá ser de Frédéric Mébarki, antigo colaborador e assistente de Albert Uderzo, que fez muitas imagens promocionais de Asterix e Obelix.

Asterix foi criado no dia 29 de outubro de 1959, por René Goscinny e Albert Uderzo. Sua primeira aventura foi publicada na edição de estreia da revista Pilote.

Asterix, Uderzo e Obelix...


 Jean-Yves Ferri


Uderzo e Goscinny no início da série.

________________________________________________

Imagens da responsabilidade do Kuentro
_______________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page