quarta-feira, 25 de abril de 2012

38 ANOS DO 25 DE ABRIL E ÀS QUINTAS FALAMOS DE BD NO CNBDI


38 ANOS DO 25 DE ABRIL 

ÀS QUINTAS FALAMOS DE BD NO CNBDI
A 38 anos do 25 de Abril de 1974, as coisas parece que aconteceram numa outra vida...
Deixo-vos aqui a cópia do original do cartaz que realizei em 1992 (faz 20 anos) e que foi a proposta vencedora do concurso realizado pela Câmara Municipal de Almada para as comemorações da data nesse ano.




Depois, a BD e o 25 de Abril – existem, apesar de tudo, poucas bandas desenhadas sobre o 25 de Abril. Aqui ficam alguns indícios.



Textos de João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras - Desenhos de José Carlos Fernandes
_____________________________________________________


UMA REVOLUÇÃO DESENHADA : O 25 DE ABRIL E A BD
Autor(es) João Miguel LAMEIRAS; João Paulo Paiva BOLÉO; João Ramalho SANTOS

Editora Bedeteca de Lisboa ; Afrontamento ; Centro de Documentação 25 de Abril ; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Ano de Publicação 1999
Número de Páginas 96 p.
Impressão a cores

Comentário Livro catálogo que inclue uma investigação de todas as relações possiveis entre o 25 de Abril de 1974 e a banda desenhada. A exposição esteve patente em Coimbra e Lisboa de 1999 e teve foi realizada com o alto Patrocínio da Comissão para as Comemorações Oficiais dos 25 Anos do 25 de Abril.



Para além de uma bibliografia de álbuns dos anos 70, assinada por Carlos Bandeiras Pinheiro, é composto também por 18 bd’s realizadas por autores de bd de gerações bastante diferentes como Filipe Abranches, José Carlos Fernandes, Pedro Cavalheiro, Pedro Massano, Luís Diferr, Rui Lacas, Rui Ricardo, Miguel Rocha, Diniz Conefrey, Fernando Relvas, Pedro Brito, José Abrantes, etc…

_____________________________________________________


25 DE ABRIL - O RENASCER DA ESPERANÇA
Manuel de Sousa (arg.), Ernesto Neves (des.)

________________________________________________________
_____________________________________________________

Depois o “Às Quintas Falamos de BD” que se realiza amanhã no CNBDI e conta com Manuel Freire (músico, cantor, que musicou e cantou - e canta - o poema “Pedra Filosofal”, de António Gedeão), João Paiva Boléo (investigador e crítico de Banda Desenhada) e João Miguel Lameiras (crítico e divulgador de BD, sócio proprietário da Livraria Dr.Kartoon – especializada em BD – em Coimbra). Registe-se que Manuel Freire é um devorador de Banda Desenhada e fidelíssimo leitor do BDjornal e João Miguel Lameiras é colaborador do BDjornal desde o #1 e, por via do que escreve sobre BD no Diário As Beiras, largamente republicado nos recortes do BDpress aqui no Kuentro. Portanto, presumo de que se vai tratar de uma grande conversa sobre Banda Desenhada portuguesa (e talvez não só), mas com música...





Manuel Freire

João Paiva Boléo

João Miguel Lameiras


_____________________________________________________

_____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page