sábado, 2 de fevereiro de 2013

BDpress #344: JORGE COLOMBO VOLTA A DESENHAR A CAPA DA THE NEW YORKER



THE NEW YORKER
PORTUGUÊS VOLTA A DESENHAR CAPA DA REVISTA

Diário de Notícias, Quinta-feira 24 de Janeiro de 2013

Nuno Cardoso 

EUA – O ilustrador Jorge Colombo criou, pela segunda vez, a capa da prestigiada revista nova-iorquina, lida por mais de um milhão de pessoas.

Pela segunda vez, o ilustrador, fotógrafo e designer português Jorge Colombo desenhou a imagem de capa da prestigiada revista The New Yorker. Para a edição semanal, publicada já no próximo dia 28 [já foi publicada, à data deste post], o artista (?)* de 49 anos decidiu recriar uma banca de jornais e revistas numa plataforma diferente. "Newsstand é o meu primeiro trabalho no iPad", conta Colombo, revelando que a primeira capa que desenvolveu para a publicação nova-iorquina, em 2009, tinha sido feita iPhone.

"Comecei a desenhar no iPhone no início de 2009 e, nessa altura, gostava de trabalhar naquele ecrã tão pequeno. Habituei-me tanto áquele tamanho que, na primeira vez que usei o iPad, parecia que tinha uma máquina de Pinball à minha frente. Com o tempo fiquei mais eficiente no tablet e comecei a usar mais linhas e detalhes. Até ao ponto de agora achar primitivo desenhar num iPhone", explica Colombo no seu site da The New Yorker.

Natural de Lisboa, o ilustrador que vive nos EUA há14 anos, acrescenta que, hoje em dia só consegue trabalhar dessa forma. "Agora só uso o tablet. A lua de mel ainda não terminou, mas sinto falta da excitação do primeiro dia em que o usei. Agora já estamos habituados um ao outro e nunca mais vai ser tão divertido como foi quando nos conhecemos", revela, com humor.

Lançada em 1925 a revista é editorialmente eclética e aposta nas grandes reportagens, artigos de opinião, análises, sátiras, ficção, poesia e cartoons. Semanalmente chega a mais de um milhão de leitores.

*(?) – Nota do Kuentro: E eles a darem-lhe com “o artista”...

 Jorge Colombo

 À esquerda, a capa de 1 de Junho de 2009 - à direita projecto de capa (Novembro de 2009).

O livro de Jorge Colombo - New York - Finger Paintings (Outubro 2011)
À venda AQUI, na Amazon 





______________________________________________________





Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page