sábado, 9 de outubro de 2010

BDpress #186: FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ LANÇAM HQ INDEPENDENTE


MERCADO HQ

GÊMEOS FAMOSOS DAS HQS, FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ LANÇAM HQ INDEPENDENTE

Publicado em 07.10.2010

Por Paulo Floro

Numa época em que as editoras estavam se lixando para os quadrinhos (poucos títulos chegavam às livrarias), os gêmeos paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá tinham uma ideia bastante avançada de onde podiam chegar desenhando HQs. O fanzine 10 Pãezinhos fez bastante sucesso quando era um produto totalmente independente e foi o passaporte para os dois conseguirem mais espaço no mercado editorial brasileiro e também internacional. E é ao indie que a dupla retorna no próximo mês com Atelier.

O gibi será lançado durante a Rio Comic-Con, um dos maiores eventos do gênero no Brasil e que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 14 de novembro. Antes, Moon e Bá fazem o lançamento no New York Comic Con e no Crack Bang Boom, convenção internacional na Argentina. Foi feito no esquema independente custeado do próprio bolso dos artistas.

Essa abertura que os dois têm no circuito internacional é fruto de muita dedicação e de uma visão muito profissional sobre quadrinhos. Em uma passagem pelo Recife, no finado festival internacional que existia por aqui, os dois revelaram que passaram muitos anos viajando aos EUA para apresentar trabalhos. Hoje, recebem convites.

As conquistas (merecidas) da dupla são muitas e dizem muito ao público não conhecedor de quadrinhos, ou àqueles que leem esporadicamente: vencedores do prêmio Jabuti, da Academia Brasileira de Letras, vencedores do Eisner Awards, maior honraria da área entregue nos EUA, entre outros prêmios, como vários HQ Mix, maior premiação nacional.

Atelier, como outras HQs de Moon e Bá falam do universo urbano, com uma dose de subjetividade e dilemas comuns a qualquer pessoa. "Pensando nos próximos eventos de Quadrinhos que nos esperam, um nos Estados Unidos, um na Argentina e um no Brasil, ficamos pensando o que cada um desses públicos diferentes conhece do nosso trabalho", disse Moon em seu blog.

No Brasil ou fora, nunca foi um momento tão bom para descobrir Fábio Moon e Gabriel Bá.

ATELIER

Dos fanzinos xerocados para diversas obras em livrarias, o caminho foi longo. Os irmãos mantêm um blog com grande parte de seu trabalho. Eles publicam lá as tiras semanais que saem na Folha de S. Paulo. Falam também do processo criativo e antecipam novos trabalhos.

MULTIPLICADOS

O trabalho de Moon e Bá estão espalhados por diversas editoras. Aqui e nos EUA. Eles também fazem trabalhos sozinhos. Bá desenhou a HQ Umbrella Academy escrita por Gerard Way, vocalista da banda de rock My Chemical Romance.

CATECISMO DA DUPLA

Obras principais para quem quer adentrar ao trabalho da dupla. Todas podem ser encontradas em livrarias e comic-shops.

10 Paezinhos - Crítica (Devir)
Um dos mais elogiados livros da série que fez a fama dos irmãos, Crítica traz histórias de amor e desencontros e é uma bela homenagem à juventude.

10 Pãezinhos - Fanzine (Devir)
Este livro remonta os primórdios da HQ e serve pra fazer um contraponto de como a dupla evoluiu nesses mais de dez anos.

5 (Independente)
Produzido em parceria com o brasileiro Rafael Grampá, a americana Becky Cloonan e o grego Vasilis Lolos, esse pequeno gibi de histórias curtas trouxe o maior prêmio da indústria das HQs aos irmãos. À venda em lojas de quadrinhos.

O Alienista, de Machado de Assis (Agir).
Essa adaptação de uma obra literária mostrou o talento dos irmãos em ousar na linguagem imprimindo seu estilo à uma história tão conhecida. Já é usado em salas de aula brasileiras. Venceu o prêmio Jabuti.



Foto Festival Internacional de BD de Beja 2010: Fábio Moon e Gabriel Ba, em frente de Hugo Teixeira e Ana Vidazinha, no almoço de dia 30 de Maio (domingo), restaurante Alcoforado. Foto Arquivo Pedranocharco.

_______________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page