quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

JANEIRO NA BEDETECA DE BEJA



EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Bailados de Papel – Centenário do Nascimento de Fernando Bento 1910 – 2010

Fernando Bento é um dos “gigantes” da banda desenhada nacional e marcou o século passado com o seu traço estilizado e elegante… A exposição mostra esse percurso e apresenta ao público algumas das revistas onde Bento vincou a sua arte, como o Diabrete ou o Cavaleiro Andante…

Galeria de Exposições Temporárias (1º andar).
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.
Até 31 de Janeiro.

MONTRA DE JANEIRO

Café Espacial
A montra deste mês debruça-se sobre a revista Café Espacial, de São Paulo, lançada pela primeira vez em Outubro de 2007. Pelas suas páginas têm passado alguns dos artistas “independentes” mais importantes da cena brasileira, mas também alguns autores argentinos e portugueses. Um belo projecto (a revista já ganhou dois Troféus HQMix, o mais importante galardão atribuído no Brasil) encabeçado por Sérgio Chaves. Para descobrir, aqui na Bedeteca…

De 3ª a 6ª das 14h00 às 17h30 e das 19h30 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.
Até 31 de Janeiro.

CONVERSAS SOBRE CINEMA E BD, POR VÉTE

Cinema e BD
Desde há muito que o cinema e a banda desenhada se contaminam… Véte fala-nos da relação entre as duas artes, com muitas imagens à mistura.

Dia 7, sexta-feira, às 21h30.
As CONVERSAS SOBRE BD E CINEMA realizam-se todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.

LANÇAMENTOS E APRESENTAÇÕES

Banzai
Apresentação da revista Banzai, da NCreatures. O n.º 0 traz-nos a primeira parte de “The Mighty Gang”, de Joana Rosa Fernandes e “Kuroneko”, de Cristina Dias. A mangá portuguesa a marcar presença…

Dia 21, sexta-feira, às 21h00.

TRAÇOS DO JAPÃO – SESSÕES DE ANIME, DA NCREATURES

Evangelion: 1.01
“Durante o cataclismo global conhecido como Segundo Impacto, metade da população do mundo morreu.” Este é o mote de Evangelion: 1.01, de Hideaki Anno, Masayuki e Kazuya Tsurumaki, um dos mais fabulosos filmes de animação de sempre. O filme terá apresentação de Paulo Monteiro.

Dia 21, sexta-feira, às 21h30.
Os TRAÇOS DO JAPÃO – SESSÕES DE ANIME, realizam-se todas as terceiras sextas-feiras de cada mês. A entrada é livre.

OURIÇO-DO-MAR – OFICINA DE BANDA DESENHADA

Ouriço-do-Mar
Nesta oficina podes aprender a fazer uma banda desenhada a partir de exercícios muito simples. Podes visitar-nos apenas uma vez, ou ficar connosco durante todo o ano, para te abalançares a projectos mais arrojados!

Todas as 3ªs feiras, das 19h30 às 20h30.
Para autores entre os 8 e os 12… A entrada é livre.
A partir de dia 25.

TOUPEIRA – OFICINA DE BANDA DESENHADA

Toupeira
O Toupeira – Oficina de Banda Desenhada é a mais antiga oficina de banda desenhada a funcionar em Portugal e deu origem ao Toupeira, um grupo informal de autores que publica os seus trabalhos no fanzine Venham + 5, da Bedeteca. Aqui podes aprender a fazer uma banda desenhada aprendendo os rudimentos básicos desta arte, ao longo do ano, ou podes simplesmente aparecer para conversar e para mostrares os teus projectos.

Todas as 5ªs feiras, das 19h30 às 20h30.
Para autores a partir dos 13 anos… A entrada é livre.
A partir de dia 27.

LEMON STUDIO - CLUBE DE MANGÁ

Lemon Studio
O Lemon Studio é um clube informal dedicado à mangá. No Lemon Studio podes trocar opiniões sobre os teus autores favoritos, ler, conversar e trazer os teus livros e revistas favoritos … E organizar projectos, claro… Basta apareceres.

Todas as 4ªs feiras, das 16h00 às 19h00.

MAGIC THE GATTERING – CLUBE DE MAGIC

Magic
Gostas de Magic e não tens onde jogar? Apetece-te passar as longas tardes de Sábado com os teus amigos à volta das cartas? Junta-te ao Clube!

Todos os Sábados das 15h00 às 20h00.

SUGESTÃO DA BEDETECA PARA JANEIRO – LIVROS DO MÊS

PALESTINA – UMA NAÇÃO OCUPADA E PALESTINA – NA FAIXA DE GAZA, DE JOE SACCO

No início dos anos 90 Joe Sacco, jornalista e autor de banda desenhada, permaneceu vários meses nos territórios ocupados da Palestina, viajando e tomando notas sobre a vida quotidiana de palestinianos e israelitas. Regressado aos Estados Unidos começou a trabalhar nos dois volumes de Palestina, combinando algumas técnicas jornalísticas com as técnicas narrativas próprias da banda desenhada. O resultado foi uma obra que demonstra de forma brilhante a vida de todos os dias debaixo de uma ocupação prolongada e altamente repressiva, num contexto sempre complexo. Palestina ganhou o American Book Award, e é considerada uma das obras mais relevantes e sensíveis sobre o problema israelo-palestiniano, infelizmente sempre actual. Os livros Palestina – Uma Nação Ocupada (156 páginas) e Palestina – Na Faixa de Gaza (162 páginas), de Joe Sacco, foram publicados pela Mundo Fantasma em 2004.

BEDETECA DE BEJA
BIBLIOTECA / GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS / NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA / NÚCLEO DE CARTUNE, ILUSTRAÇÃO E CINEMA / NÚCLEO DE TRABALHO / ESPAÇO INTERNET / LOJA / EDIÇÕES / ARQUIVO DE ORIGINAIS / OFICINAS / CLUBES / PROGRAMA DE OFERTAS / EXPOSIÇÕES PARA ITINERÂNCIA

A Bedeteca de Beja é um equipamento da Câmara Municipal de Beja.
Parceiros: Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja / Museu Regional de Beja / NCreatures
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
De 3ª a 6ª, das 14h00 às 12h30 e das 19h30 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.

Contactos:
Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
PORTUGAL

Telefones: +351 284313310 / +351 284313318
Telemóvel: +351 969660234

bedeteca@cm-beja.pt
www.festivalbdbeja.net


______________________________________________


 
Locations of visitors to this page