quarta-feira, 30 de maio de 2012

CNBDI – COMUNICADO ACERCA DO ÁLBUM LE PORTUGAL DE CYRIL PEDROSA + CONVITE PARA MAIS UM ÀS QUINTAS FALAMOS DE BD

Devido ao Comunicado e ao Convite do CNBDI para amanhã, teremos que realizar hoje dois posts aqui no Kuentro. Logo mais à tardinha, prossegue a Reportagem sobre o VIII Festival de BD de Beja.


CNBDI – COMUNICADO 
ACERCA DO ÁLBUM LE PORTUGAL 
DE CYRIL PEDROSA

O diretor do AmadoraBD, Nelson Dona, estará amanhã em Paris para apresentar o livro Le Portugal, de Cyril Pedrosa, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto Camões de Paris e a Embaixada de Portugal em França.

Cyril Pedrosa é um autor fran­cês de banda desenhada, neto de por­tu­gue­ses, cujo avô emi­grou para França, em 1936, e perdeu as suas relações com a terra natal. O luso-descendente, tal como a outra parte da sua família de origem francesa, não tinha qualquer relação com Portugal, nem sequer falava português. Na sua infância passou, pontualmente, algumas férias estivais em Portugal, mas só regressou ao país dos avós, já adulto, a convite do Salão de BD da Sobreda. Nas suas próprias palavras, encarou “ a vinda a Portugal como mais uma viagem a um país estrangeiro, a convite de mais um salão de banda desenhada europeu, estranhando até como conheciam o seu trabalho em Portugal!”.

No entanto, a viagem transformou-se “numa ou na viagem importante” da sua vida: Pedrosa reconstrói as suas “memórias de infância, des­co­brindo um país afetivo” ao qual ele não sabia que estava ligado. Ficou, particularmente, encantado com Lisboa, que nunca tinha visitado.

A partir daí, Cyril Pedrosa faz investigações familiares e recebe o apoio das autoridades francesas para uma residência artística em Portugal com o objetivo de realizar um álbum de BD sobre a procura da sua identidade e das suas raízes lusitanas. A pesquisa que durou cerca de um ano foi feita em Portugal e em França e acompanhada de perto pelo Instituto Franco-Português. Uma boa parte da sua investigação foi realizada no Centro Nacional de BD e Imagem (CNBDI). No AmadoraBD e logo em 2008 foram também apresentadas algumas pranchas deste livro.

O resultado do trabalho, que durou mais de três anos, é o livro Le Portugal, com quase 260 páginas, uma autoficção em BD onde a personagem Simon Muchat, autor de banda desenhada, é o alter-ego de Cyril Pedrosa. Esta foi uma das edições franco-belgas mais aguardadas de 2011, tendo vencido o Galardão FNAC no Festival de BD de Angoulême deste ano (júri: livreiros especializados), além de outros prémios europeus em países onde a obra já foi traduzida. Devido ao grande sucesso de vendas está em preparação a 3ª edição desta obra assim como a edição portuguesa que terá a chancela da ASA/LEYA.



Cyril Pedrosa

_________________________________________________________


CONVITE PARA MAIS UM 
ÀS QUINTAS FALAMOS DE BD

Exibição do filme As Duas Faces da Guerra No dia 31 de Maio, pelas 21h00, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

Na última quinta-feira do mês convidamo-lo a tomar café connosco.
Apareça, contamos consigo.

AS DUAS FACES DA GUERRA
realização
Diana Andringa / Flora Gomes

Sinopse

Luta de libertação para uns, guerra de África para outros: o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é visto, desde logo, de perspectivas diferentes por guineenses e portugueses.

Mas não são essas as únicas “duas faces” desta guerra: mais curioso é que, para lá do conflito, houve sempre cumplicidade: “Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo”, disse Amilcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC.

Não por acaso, foi na Guiné que cresceu o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné, a democracia para Portugal.

É esta “aventura a dois” que queremos contar, pelas vozes dos que a viveram.

A exibição deste filme é uma cortesia
Lx|Filmes




________________________________________

________________________________________



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page