sexta-feira, 4 de maio de 2012

LANÇAMENTO DA ZONA NIPPON AMANHÃ DIA 5 NA ANICOMICS 2012



LANÇAMENTOS NO ANICOMICS 2012 

5 DE MAIO 
REVISTA ZONA NIPPON 1
E LEPORIDAE, DE CARI



CABO, de Carlos Páscoa

SAMURAI, de Gabriel Martins e Fil

NOMAD, de André Araujo e Joana Varandas

Paula Almeida

O PROJECTO ZONA

O projecto Zona foi fundado em 2009 e tem como objectivo principal o desenvolvimnto e a divulgação da banda desenhada e da ilustração em Portugal.

Este projecto tem contado com um amplo leque de colaborações de autores portugueses e também com participações internacionais oriundas do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Um dos objectivos principais é dar a conhecer novos autores, disponibilizando uma plataforma que permita dar maior visibilidade ao seu trabalho.

A Zona é actualmente editada por André Oliveira, Fil e Miguel Peres, através da Associação Tentáculo, uma associação cultural com o objectivo de apoiar este e outros projectos, oficializando assim um caso de sucesso de colaboração entre autores.
Inaugurada em Julho de 2010, a Associação Tentáculo, de cariz artístico e cultural, tem vindo a albergar e motivar o plano de jovens autores dos mais variados quadrantes, na criação de novos suportes e desafios de exposição comercial.

ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO

Impulsionada pela revista Zona, um projecto editorial de banda desenhada e ilustração com expressão no universo nacional das artes, reuniu uma bolsa de artistas portugueses e estrangeiros que têm vindo a fundamentar um avanço criativo e de colaboração entre amigos e desconhecidos movidos pela mesma missão: criar até cair. 


A Zona Nippon 1 é a primeira de uma série que terá o oriente asiático como inspiração. Este universo gráfico está presente no imaginário de muitos de nós, apaixonados por BD e ilustração. Assim, uma edição deste género já se exigia há muito, entre os colaboradores do projecto Zona.

Este novo número será apresentado no evento Anicomics Lisboa 2012, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras, no dia 5 de Maio.

Terá 98 páginas a preto e branco, a capa é do ilustrador João Vasco Leal e o interior conta com uma entrevista a Carlos Páscoa.
Participações:

João Vasco Leal, Ana Oliveira, Carlos Páscoa, Pedro Carvalho, André Oliveira, Bruno Ma, Fil, Ana C. Nunes, Rui Alex, Catarina Guerreiro, Paula Almeida, Gabriel Martins, André Lima Araújo, Bruno Bispo, Victor Freundt, Filipe Duarte, Arsia Rozegar e Joana Varandas.

Zona Nippon 1
19 x 13 cm; capa a cores, com badanas; 98 pág. impressas P&B; Maio 2012; PVP: 8€. 


_________________________________________________________



"Leporidae" nasceu do desafio para criar um livro de ilustrações e do animal que mais apraz à autora Cari: o coelho. Toda a ideia surgiu originalmente de um par de desenhos retratando humanos com cabeças animalescas, com um estilo inocente mas também com um toque corrupto. Ao longo de 34 páginas, o objectivo é transmitir todo um sentimento de desconforto, criado pelo contraste entre a menina normal e inocente e a estranha figura antropomórfica. Trata-se de uma obra apaixonante onde a omissão da palavra escrita grita sobretudo pela crueza do desenho, a linha sem preenchimento, e pelo inusitado das imagens e da narrativa representadas.

A Autora: Cari

A ilustração sempre foi uma constante da minha vida. Dizem que desde que comecei a conseguir segurar coisas que não parei de rabiscar... o que rapidamente evoluiu para desenhos. Fui crescendo nesta área e ao longo dos anos as minhas melhores notas sempre foram nas disciplinas de arte, que eram aquelas que sempre gostei mais e onde me focava com mais clareza.

Depois de algumas tentativas noutras áreas, que não me agradaram lá acabei por fim no curso de Artes Plásticas, nas Caldas da Rainha, que me deu liberdade para desenvolver a minha técnica a nível de desenho e pintura tradicional. Foi nesta altura que desenvolvi também alguns projectos pessoais em paralelo e que surgiram os primeiros desenhos do Leporidae, que foram expostos numa exposição colectiva no Centro Cultural das Caldas da Rainha.

Atualmente, dedico-me a melhorar o meu portfólio e, quem sabe no futuro surjam novos trabalhos em colaboração com a Associação Tentáculo!

Leporidade
24,5 x 17,5 cm; capa a cores, sem badanas; 34 pág. impressas P&B; Maio 2012; PVP: 6€.


Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras

________________________________________________________________________


1 comentário:

 
Locations of visitors to this page