sexta-feira, 3 de maio de 2013

XVIII SALÃO INTERNACIONAL MOURA BD’2013 — A REPORTAGEM (2)





O XVIII SALÃO INTERNACIONAL
DE BANDA DESENHADA MOURA BD’2013 
A REPORTAGEM (2)



Já ao entardecer fomos ver a exposição Centenário de Willy Vandersteen (nascido em Janeiro de 1913 e falecido em Agosto de 1990), instalada no Espaço Inovinter e comissariada por Luiz Beira. Lembremos que Willy Vandersteen foi o autor de obras como Bob et Bobette (editado em Portugal pela Bonecos Rebeldes), Jérôme, Robert et Bertrand, Le Prince Riri ou Chevalier Rouge, por exemplo.






 As histórias de Willy Vandersteen 
editadas em Portugal pela Bonecos Rebeldes, de José Manuel Vilela.

Fomos jantar ao restaurante A Pérgola (creio que era este o nome), onde eu e a Clara nos batemos – a meias – a um dose de bochechas de porco no forno. 
Uma deliciosa maravilha, diga-se.


Da direita para a esquerda: Pedro Massano, João Amaral, Cristina Amaral, Carlos Rico, Vassalo de Miranda, Luiz Beira, Thibault e Hugues Barthe...

Um final de jantar digno da Tertúlia BD de Lisboa, com "desenhos na toalha de mesa", sendo um deles (desenhado a esferográfica), assinado por Carlos Rico...

Zé Manel, com a esposa e o filho (da direita para a esquerda, claro)...

Na outra mesa (foto que por um qualquer motivo a máquina fotográfica embirrou em desfocar completamente), estavam Catarina Gusmão, Nelson Martins, Clara Botelho, Leonardo De Sá e este vosso criado.


Quisemos fechar este conjunto de fotos com Zé Manel, justamente para, numa pequena homenagem, revelar o conteúdo do DVD editado pela Câmara Municipal de Moura Eros uma vez... o Humorista Zé Manel. Trata-se de um anexo ao Catálogo publicado em papel, de que mostrámos a capa no post anterior, mas com... 406 páginas (o catálogo tem apenas 96). Dividido em três partes: Álbum Fotográfico, com 22 páginas, Cronologia e Bibliografia, com 8 e Eros uma vez... com 376, mostrando grande parte do espólio do autor. Os textos e a recolha foram de Osvaldo Macedo de Sousa.





Página do Arquivo Fotográfico...

Páginas da Cronologia e Bibliografia... 

A obra e a Biografia:










____________________________________________________

Para quem não viu, veja AQUI a primeira parte desta reportagem.

____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page