sábado, 19 de abril de 2014

BDpress 414: CASAL DA EIRA BRANCA JUNTA ESCRITORES E ILUSTRADORES À CONVERSA


PERNOITAR COM LIVROS
CASAL DA EIRA BRANCA 
JUNTA ESCRITORES E ILUSTRADORES
À CONVERSA

Gazeta das Caldas, 18 de Abril de 2014

Texto e fotos de Natacha Narciso

O escritor Rui Vieira e o designer Jorge Silva foram os primeiros convidados da iniciativa "Pernoitar com Livros", que decorreu no Casal da Eira Branca (Infantes) no serão de 4 de Abril.

O ciclo de tertúlias, moderado por João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, vai na segunda edição e decorrerá uma vez por mês, até Junho. A ideia é conversar, não só com os autores, mas também com os responsáveis pela ilustração das obras. A próxima dupla vai estar nas Caldas a 23 de Maio com o escritor Paulo José Miranda acompanhado do ilustrador André Carrilho.

Está um serão de Inverno, com chuva e frio que não con­vida a passeios. Mas na sala de estar da Eira Branca há uma salamandra em fundo, além de que os participantes são con­vidados a saborear um caldo verde fumegante e um pão com chouriço.

Há quem se conheça entre o público e por isso se cumpri­mente e troque ideias antes da chegada dos convidados àquela unidade de turismo rural que tem curriculum feito na área da organização das iniciativas culturais.

João Paulo Cotrim apresenta os convidados e dá a conhecer aos presentes Rui Vieira, escritor do Porto que se encontra a celebrar 10 anos de carreira.

Por seu lado, o designer Jorge Silva está a assinalar o 25º ani­versário de carreira e no mesmo dia esteve de manhã com os jovens na ESAD, universidade onde leccionou em 2000 e 2001. É um dos designers editoriais mais conhecidos do país e assinala este aniversário com a exposição "Salão Silva" no espaço da Abysmo.

À Gazeta das Caldas disse que "há muito tempo que não falava para tanta gente" e co­mentou como tinha sido agradá­vel o seu retorno àquele espaço.

Em relação ao futuro dos jor­nais este autor, que foi director de arte dos jornais Combate e Independente, prevê que estes "vão ter uma presença cada vez mais interessante na inter­net". E dá como exemplo a sua relação diária com o Público: "leio-o todos os dias no meu tablet, mas prefiro a versão digital impressa à multimédia".

Por seu lado, Rui Vieira des­tacou como foi agradável a conversa na Eira Branca e apro­veitou a ocasião para destacar que na sua cidade, a Invicta, rareiam "iniciativas como esta que se passam principalmente em Lisboa". Foi anunciado na sessão, um novo livro deste autor que vai reunir os seus contos e desta forma também assinala a década de ligação do também engenheiro civil à literatura.

João Paulo Cotrim, Rui Vieira, Jorge Silva e Jacinto Gameiro (proprietário do Casal da Eira)
Foto de Natacha Narciso

Jacinto Gameiro, proprietário da Eira Branca, está satisfeito com a realização deste novo ciclo de conversas, onde agora a literatura se alia à ilustração. E diz que as parcerias estraté­gicas "são fundamentais para estas realizações", referindo-se ao trabalho conjunto que envolve a Editora Abysmo, o Casal da Eira Branca, a ESAD e a Gazeta das Caldas. Este semanário é parceiro desta iniciativa e tem à venda nas suas instalações o livro No Labirinto do Centauro, de Rui Vieira. A obra conta a história de Dionísio, filho de uma prostituta, transfigurado por via de um comportamento esquizofrénico em Centauro, que vinga a morte da mãe com vários crimes.

O livro pode ser adquirido por 15 euros, podendo as en­comendas serem feitas pelo tel. 262870050 ou clientes@gazetacaldas.com

Natacha Narciso

Casal da Eira - na aldeia de Infantes (a 4 km de Caldas da Rainha)

_________________________________________________________

1 comentário:

 
Locations of visitors to this page