sexta-feira, 9 de março de 2012

O REGRESSO DO “MASCARILHA” – JOHNNY DEPP E ARMIE HAMMER NA PRIMEIRA IMAGEM DO NOVO «THE LONE RANGER»


JOHNNY DEPP E ARMIE HAMMER NA PRIMEIRA IMAGEM DO NOVO 
«THE LONE RANGER»

Foi ontem divulgada a primeira imagem da produção de «The Lone Ranger» («O Ranger Solitário»), uma adaptação ao cinema do famoso cowboy de ficção que começou na rádio, em 30 de Janeiro de 1930 e passou pela televisão, cinema e banda desenhada.

Com a realização de Gore Verbinski (Rango) e Johnny Depp e Armie Hammer como protagonistas, o filme segue um herói mascarado (Hammer), sempre pronto a intervir contra os criminosos, que terá como companheiro de aventuras um índio, Tonto (Depp). Porém, e ao contrário do que acontecia noutros  formatos, esta nova versão dará muito mais destaque a Tonto, tendo mesmo o cineasta afirmado que ver o seu «The Lone Ranger» será como assistir à história de D. Quixote pelos olhos de Sancho Pança.

Vale a pena ainda recordar que, além dos nomes já citados, Ruth Wilson, Helena Bonham Carter, James Badge Dale, Barry Pepper, William Fichtner, Tom Wilkinson e James Frain também fazem parte do elenco.

A lista de personagens estranhas (e divertidas) da carreira de Johnny Depp (Piratas das Caraíbas) vai aumentar. O produtor Jerry Bruckheimer divulgou no seu Twitter a primeira imagem de Depp e do actor Armie Hammer (J. Edgar) em The Lone Ranger, caracterizados como Tonto e o próprio cavaleiro do título, respectivamente.

Johnny Depp (Tonto) e Armie Hammer (The Lone Ranger)

O filme da Walt Disney Pictures dirigido por Gore Verbinski (Rango) é uma aventura sobre o famoso herói mascarado John Reid. Na longa metragem, Tonto conta a história de como Reid, se transformou no lendário justiceiro.

Johnny Depp, em entrevista, comenta sobre as semelhanças entre o índio Tonto (de The Lone Ranger) e o pirata Jack Sparrow. Johnny Depp participou do programa Larry King Live, da CNN. Nele, o actor comentou, principalmente, sobre The Lone Ranger (O Ranger Solitário). A Walt Disney Pictures está à frente da produção junto a Jerry Bruckheimer (de todos os filmes Piratas das Caraíbas). Abaixo, parte das palavras de Depp, na entrevista:

“Temos um roteiro e ele é bem engraçado, é um bom roteiro... cheio de humor.", disse.


Inquirido sobre os motivos para ter aceite interpretar o índio Tonto, Depp respondeu:

“O que eu mais gosto de Tonto é que ele será uma personagem que todos vêem como um ajudante, mas que, na nova versão, é meio doido e, provavelmente, acredita que Lone Ranger é o seu escravo. Por que é que o índio tem que ser o ajudante? Por que tem ele que trabalhar e carregar coisas para o herói? Na nossa versão, é o herói quem faz o trabalho sujo. É ele quem veste a pele do engraçado. O que me parece mais interessante sobre Tonto é que me sinto como se estivesse a ter a oportunidade de criar um novo Jack Sparrow. É a mesma sensação de que cheguei a uma abordagem bem diferente de uma personagem conhecida.”, explicou.

A estreia está prevista para 31 de março de 2013, na altura do 80º aniversário da série.

___________________________________________________

QUEM É THE LONE RANGER

The Lone Ranger (O Ranger Solitário) é um famoso cowboy da rádio, cinema, televisão, banda desenhada e animação, criado por George Washington Trendle e equipa, desenvolvido pelo escritor Fran Striker. A palavra Ranger criou dificuldades de tradução já que o significado original (Ranger - policia rural do Texas) não fazia sentido em português. Nas versões mais recentes em português, o cowboy era conhecido habitualmente, como "O Cavaleiro Solitário", mas no Brasil, por exemplo, ficou conhecido durante muitos anos pelo nome de Zorro (outra personagem mascarada, um herói de capa e espada) e em Portugal como Mascarilha dada a máscara negra que nunca tirava do rosto.

O seu eterno companheiro é o índio Tonto, cujo nome foi mantido na tradução, mesmo sendo uma palavra pejorativa em português (trapalhão ou desajeitado), que não tem nada a ver com a personagem, um “valoroso combatente dos fora-da-lei”. Em países de língua castelhana, onde há o mesmo problema de tradução, optou-se por mudar o nome da personagem para Toro.

Além da máscara negra e do companheiro índio, Lone Ranger possuía um belo cavalo branco chamado Silver, famoso pelo grito que o herói dava no final de cada episódio da TV, com o cavalo empinado e partindo depois a galope em direção ao horizonte: "Hi-yo Silver, away!". Nos comics, Lone Ranger tinha pontaria certeira com ambas as mãos, e usava sempre balas de prata, fundidas numa mina própria desconhecida, herdada de um velho mentor. Nunca atirava para matar, preferindo desarmar os seus oponentes com tiros certeiros. Apesar da máscara, Lone Ranger nunca era perseguido pelas autoridades. Em algumas aventuras ele era acompanhado pelo sobrinho Daniel Reid (cujo cavalo tinha o nome de Victor), que agia como seu parceiro adolescente.

 The Lone Ranger (Clayton Moore) e Tonto (Jay Silverheels). À esquerda como os víamos na televisão portuguesa dos anos 1960...

ORIGENS

A primeira transmissão de "Lone Ranger" ocorreu em 30 de janeiro de 1933, no canal de rádio WXYZ de Detroit, Michigan. O nome da série radiofónica era Reid (do nome real da personagem, John Reid – nome que, por algum motivo nos lembra o do vilão oculto John Red da série actual de TV “O Mentalista”), mas depois foi alterado nas versões posteriores. Tonto, um provável apache, era seu amigo de infância. Os dois reencontram-se na idade adulta, quando Tonto salva Reid de índios renegados ao reconhecer um anel que ele dera ao seu amigo na infância. Essa versão também foi alterada. Reid resolve usar a máscara para se vingar de criminosos que assassinaram seus companheiros Rangers, para que os vilões continuassem a pensar que ele havia morrido. Fred Foy foi o narrador da série rediofónica entre 1948 e 1957. A última transmissão de rádio do Lone Ranger aconteceu em 3 de setembro de 1954.

Mas o heróico cowboy seria conhecido internacionalmente graças às séries de cinema e TV interpretadas por Clayton Moore, produzidas entre 1949 a 1957. No cinema, os filmes foram produzidos pela Republic Pictures. Moore foi substituído por John Hart no período de 1952-1954. Jay Silverheels era o Tonto. Em 1956 e 1958, Clayton Moore realizaria dois filmes com a sua personagem.

DESENHOS ANIMADOS

O Lone Ranger apareceu em desenho animado na CBS, durante o ano de 1966 a 1968; nos anos 80 ele dividiu um programa da Filmation com Zorro e Tarzan.


COMICS

Alguns anos após a transmissão radiofónica de Lone Ranger, foi distribuído como tira de jornal pelo King Features Syndicate, órgão norte americano distribuidor de comics para os jornais, de 1938 a 1971. Inicialmente desenhado por Ed Kressy, que foi substituído em 1939 por Charles Flanders (conhecido pelas suas ilustrações do Agente Secreto X-9, quando Alex Raymond deixou de as realizar), que se manteve até o final.

Em 1981, houve outra tira escrita por Cary Bates e desenhada por Russ Heath, que durou até 1984. Em 1948 a Dell Comics lançou uma revista em quadradinhos, que teve 145 edições, com reproduções das tiras dos jornais, mas também com alguma produção inédita. Em 1962 a Gold Key Comics continuaria com as revistas até 1977. Tonto teve a sua revista própria em 1951, que durou 31 edições, assim como o cavalo Silver, lançada em 1952 com 34 edições. Foram ainda lançadas 3 Anuais e uma adaptação do filme de 1956.

Em 2010, a Dynamite Entertainment anunciou um crossover onde o Cavaleiro Solitário/Mascarilha e o verdadeiro Zorro se encontraram, intítulado The Lone Ranger: The Death of Zorro (O Cavaleiro Solitário: A Morte de Zorro).



Tiras e prancha de Charles Flanders




CINEMA

Em 1938, a Republic Pictures produziu a primeira série de cinema com a personagem The Lone Ranger, em 15 capítulos, sob direcção de William Witney e John English. Protagonizado por Lee Powell, apresentava o Chefe Thundercloud como o índio Tonto. A série apresentava um mistério, pois questionava quem seria o Lone Ranger entre os 5 Texas Rangers que o protagonizavam, interpretados por George Lentz (George Montgomery), Lane Chandler, Hal Taliaferro, Herman Brix (Bruce Bennett) e Lee Powell, que se revelaria, no final, como o Lone Ranger.

Em 1939, foi realizada uma continuação, The Lone Ranger Rides Again, com Robert Livingston no papel de Lone Ranger, ao lado do mesmo Chefe Thundercloud como Tonto, Duncan Renaldo e Jinx Falken.

Em 1940, a primeira série de cinema, The Lone Ranger, foi relançada como longa-metragem, sob o título “Hi-Yo Silver”.


TELEVISÃO

Quando foi aventada a possibilidade de fazer The Lone Ranger para a televisão, Brace Breemer, que o interpretara no rádio, quis o papel, mas foi escolhido Clayton Moore, temporariamente substituído por John Hart (entre 1952-1954), para os 166 episódios da série. Quem interpretava Tonto era Jay Silverheels. A série foi produzida de 1949 a 1957.

Clayton Moore e Jay Silverheels interpretaram também os filmes The Lone Ranger, em 1956, sob direcção de Stuart Heisler, e The Lone Ranger and the Lost City of Gold em 1958, sob direção de Lesley Selander.

Em 1961 a CBS lançou um episódio-piloto para outra série de TV, intitulado Return of the Lone Ranger, interpretado por Tex Hill.


Em 1981 foi lançado o filme The Legend of the Lone Ranger, considerado um fracasso.

Em 2003 a Warner Brothers lançou um telefilme de duas horas, episódio-piloto de uma provável série. O filme, porém, não empolgava, e o projeto foi cancelado.

"Hi-yo Silver, away!"

_____________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page